Prefeitura Municipal divulga perfil das 40 vítimas da Covid-19 em Patos de Minas

Público jovem não está imune ao vírus e deve tomar os cuidados para não se infectar nem levar o vírus para pais e avós. Mulher de 29 anos já morreu no município em razão da doença.

Imagem: Arquivo Patos Hoje

Até esta quinta-feira (27), 40 residentes em Patos de Minas tiveram a morte confirmada por Covid-19 ou por complicações decorrentes da doença. Desse total, 31 são maiores de 60 anos, o que representa 77,5%. A faixa de 70 a 79 anos concentra mais óbitos: 37,5%, ou seja, 15 idosos, sendo 12 homens e três mulheres. Em segundo lugar estão pessoas de 60 a 69 anos, com sete mortes e também prevalência do sexo masculino (5).

O perfil demográfico da Covid-19 no município assemelha-se ao de Minas Gerais, onde os óbitos em razão do novo coronavírus também atingiram bem mais a população acima de 60 anos. Segundo painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizados hoje, pouco mais de 78% das 5.041 mortes são de idosos, sendo a faixa etária de 70 a 79 anos a mais afetada, com 26%.

Em Patos de Minas, porém, a taxa de letalidade é um pouco abaixo da registrada em Minas Gerais, respectivamente 2,25% e 2,45%. Nos dois casos, o índice é inferior ao registrado no Brasil, onde o número estimado de óbitos em relação ao total de casos de Covid-19 está em torno de 3%. Tanto no município quanto no estado, a doença mata mais homens do que mulheres, embora o sexo feminino concentre o maior número de casos confirmados.

No cenário local, o mês de julho foi o mais crítico, com 26 mortes. Agosto, até o momento, registra oito óbitos, sendo o último no dia 23. Os demais ocorreram em junho (5) e março (1). Foram 23 homens e 17 mulheres.
Por que os idosos? – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as autoridades em saúde chamam atenção para o fato de maiores de 60 anos serem mais suscetíveis a desenvolver casos graves de Covid-19. Isso ocorre porque o sistema de defesa do corpo fica “mais fraco” com o avanço da idade, além de ser comum idosos sofrerem de problemas crônicos que também são fatores de risco.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) orienta que pessoas com idade acima de 60 anos – sobretudo se tiverem diabetes, hipertensão ou problemas respiratórios, cardiológicos, renais ou neurológicos – restrinjam o contato social. O mesmo vale para indivíduos em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida, bem como para todos aqueles com mais de 80 anos ou que tenham sinais de fragilidade.
Mais jovens – Apesar de a doença ser mais perigosa e letal para idosos, os mais jovens também são acometidos pelo novo coronavírus e podem sofrer consequências graves, com internações prolongadas. Em Patos de Minas, já houve cinco mortes de pessoas com idade entre 20 e 49 anos.

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais