Prefeitura Municipal anuncia o fechamento da Farmácia Popular a partir do dia 30 de junho

A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

Em ofício encaminhado à imprensa, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nessa quarta-feira (28), o fechamento da Farmácia Popular existente na cidade. A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

Segundo o ofício, o encerramento das atividades é de decisão única e exclusiva do Ministério da Saúde. O órgão confirma que irá fechar todas as 400 unidades da Farmácia Popular existentes no país até o final de julho. A nota da Prefeitura recomenda que os pacientes recorram ao Programa “Aqui tem Farmácia Popular” que funciona em parceria com farmácias particulares.

A portaria do Ministério da Saúde que determinou o fechamento da Farmácia Popular esclarece, no entanto, que os municípios devem disponibilizar os medicamentos para a população. Para que isso aconteça, o Governo Federal anunciou que vai aumentar o valor do repasse de R$ 5,10 por habitante mês para R$ 5,58 por habitante mês para a compra de medicamento.

A decisão do Governo Federal de repassar para Estados e Municípios a responsabilidade pela distribuição dos medicamentos é por que os fármacos antes disponíveis na Farmácia Popular são destinados à doenças mais prevalentes e prioritárias da Atenção Básica de Saúde e são adquiridos com contrapartida financeira estadual e municipal.

A notícia do fechamento da  unidade de Patos de Minas gerou descontentamento nesta manhã. Pacientes atendidos no local afirmam que a Farmácia Popular dispõe de uma lista maior de medicamentos. A informação é de que são 125 tipos de remédios, enquanto a rede “Aqui tem Farmácia Popular” indicada pelo ofício da Prefeitura dispõe de apenas 25 tipos de medicamentos comercializados com preços subsidiados.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e aguarda uma explicação sobre o caso. Este ano, os pacientes carentes de Patos de Minas já tinham perdido a unidade da Farmacinha Municipal que funcionava no Centro Clínico e que foi fechada pela Administração Municipal. Leia mais!

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais