Prefeitura lança campanha para reforçar importância do Teste da Orelhinha em Patos de Minas

Em Patos de Minas, o teste é realizado nas maternidades, no Hospital Regional Antônio Dias e na Clínica Biosom, que é credenciada pelo SUS.


A Prefeitura de Patos de Minas, com apoio da Clínica Biosom e da agência B Mouse, começou a campanha “Prevenir hoje, para ouvir sempre, o futuro começa com o Teste da Orelhinha”, nesta sexta-feira (06). O objetivo é conscientizar famílias e profissionais de saúde sobre a importância da triagem auditiva neonatal, essencial para detectar precocemente qualquer problema auditivo nos recém-nascidos. Em Patos de Minas, o teste é realizado nas maternidades, no Hospital Regional Antônio Dias e na Clínica Biosom, que é credenciada pelo SUS.

Durante o procedimento do teste do pezinho, será verificado se o bebê já realizou o Teste da Orelhinha. Caso não tenha feito, a própria unidade de saúde fará o encaminhamento, utilizando o sistema de marcação para agendar o exame.

O teste é feito ainda na maternidade. Com um pequeno aparelho que emite sons suaves, é verificado se o ouvido do bebê está funcionando corretamente. O exame é gratuito, garantido por lei e é um direito de toda criança nascida no Brasil. Segundo a Prefeitura, o teste é simples, rápido e indolor.

A triagem auditiva neonatal é essencial para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês. Alterações na audição, quando não detectadas nos primeiros meses de vida, podem comprometer a fala, a comunicação e até a aprendizagem. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento eficaz e de a criança se desenvolver plenamente.

Em Patos de Minas, o Teste da Orelhinha é feito nas maternidades, no Hospital Regional Antônio Dias e na Clínica Biosom, que é credenciada pelo SUS. Caso o exame não seja realizado logo após o nascimento, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima para agendar.

Para chamar a atenção das famílias, a campanha conta com o apoio do mascote Orelhito, um coelhinho de grandes orelhas, jaleco branco e otoscópio na mão. Ele foi criado para aproximar o tema das crianças e também facilitar a comunicação com os profissionais da saúde.

Além da mobilização nas unidades, a campanha inclui capacitações. Profissionais da rede municipal de saúde já estão sendo treinados para orientar melhor os pais e responsáveis.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais