Prefeitura lança campanha “Não dê esmola, dê cidadania” e leva informação para a população

A iniciativa da Prefeitura tem o intuito de conscientizar a população a ajudar a proporcionar tratamento adequado para as pessoas que vivem nas ruas.

O lançamento aconteceu no Galpão do Produtor Rural Adelino Madrugada, ao lado do Terminal Rodoviário.

Com uma manhã de conscientização sobre os aspectos positivos de evitar a dar esmolas às pessoas em situação de rua, mas encaminhá-los ao Centro de Referência de Assistência Social (Creas), a campanha “Não dê esmola, dê cidadania” foi lançada em Patos de Minas, nesta sexta-feira (21). A iniciativa da Prefeitura tem o intuito de conscientizar a população a ajudar a proporcionar tratamento adequado, oferecido pelo Centro de Referência, para aquelas pessoas que vivem nas ruas.

O lançamento aconteceu no Galpão do Produtor Rural Adelino Madrugada, ao lado do Terminal Rodoviário, onde há a circulação de muitas pessoas em situação de rua e migrantes. Durante a solenidade, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves ressaltou a importância de ajudar essas pessoas encaminhando-as para o Creas. “Nossa administração está empenhada em ajudar essas pessoas que se encontram em situação de rua. Quando elas são encaminhadas ao Centro de Referência, elas passarão por tratamentos clínicos garantindo uma melhor qualidade de vida, evitando, assim, possíveis dependentes químicos, além de melhorar a questão da segurança pública”, ressaltou o Prefeito.

De acordo com a Coordenadora do Creas, Marcilúcia Barcelos, cerca de 15 pessoas encontram-se em situação de rua e não possuem moradia nem familiares em Patos e são consideradas migrantes. Porém, cerca de 40 pessoas, que estão nas ruas, possuem moradias e familiares em Patos de Minas, mas ficam nos locais públicos, muitas vezes para usar drogas. Ainda de acordo com a coordenadora, a maioria dessas pessoas tem algum tipo de problema ou conflito familiar e, praticamente, todos fazem uso abusivo de drogas e álcool.

Com a participação de aproximadamente 70 pessoas, a abertura da campanha contou com a Banda da 10ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, que fez uma bela apresentação. Logo após, as pessoas que estavam presentes receberam panfletos informativos e orientações sobre como ajudar encaminhando-as ao Creas. O Centro de Referência está situado na Rua Dona Luiza, 840, no bairro Lagoa Grande, aberto no horário de 7h00 às 18h00.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais