Prefeitura inicia trabalhos de desassoreamento, limpeza e revitalização da Lagoinha em Patos de Minas

O local faz parte do programam Viva Patos e foi adotado pelo Unipam.

A Prefeitura de Patos de Minas iniciou os trabalhos de retirada dos peixes da lagoinha nesta segunda-feira (26). Esse é o primeiro passo para a revitalização de todo o local que irá acontecer nas próximas semanas. Após a retiradas dos animais, a Lagoinha irá passar pelo processo de desassoreamento. Segundo os responsáveis, todo o barro, sujeira entre outros resíduos será retirado. O local faz parte do programam Viva Patos e foi adotado pelo Unipam.

De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, essa primeira etapa de retirada dos animais deve durar de dois a três dias. Uma empresa terceirizada retirou vários peixes e cágados das águas da Lagoinha. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Vinicius Machado, as espécies nativas serão levadas para a Lagoa Grande e as não nativas serão encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Cetras.


Posteriormente a retirada dos peixes, a Lagoinha será esvaziada para que as máquinas possam dar início ao trabalho de limpeza. Segundo o prefeito, “será retirado todo o barro, sujeira, objetos e ainda será feito o conserto do ladrão e a alimentação da Lagoinha”. Ele disse ainda que é uma vontade desde o início do mandato, mas foi preciso cumprir algumas burocracias antes que o trabalho tivesse início.

A previsão de término da obra de desassoreamento, limpeza e revitalização da Lagoinha está previsto para cerca de 60 dias. O secretário do Codema, Ivanildo Alves Zica, disse que esse trabalho é um avanço muito significativo para os visitantes e moradores próximos a Lagoinha. Segundo ele, há muitos anos o local está precisando de ser desassoreado e melhor cuidado por parte das autoridades.

Últimas Notícias

Começam as inscrições para o concurso de Rainha Nacional do Milho 2026

Veja mais

Sobe para cinco o número de mortes em tragédia com dois carros na BR 365

Veja mais

Procon coordena mutirão para retirada de fios soltos na área central de Patos de Minas

Veja mais

PM desmantela “Boca de fumo” e prende mulher por tráfico e corrupção de menores

Veja mais

Mulher inventa assalto para esconder do marido que perdeu dinheiro em site de apostas e acaba na Delegacia

Veja mais

Motociclista é arremessado e sofre ferimentos graves após bater em caminhonete, em Patos de Minas

Veja mais