Prefeitura inicia obras de ampliação na UPA e prepara mudanças no fluxo de atendimento

As mudanças buscam garantir mais conforto e qualidade no acolhimento aos pacientes e a seus acompanhantes desde que chegam à UPA, além de melhorias no ambiente para os profissionais que atuam no local.

A Prefeitura de Patos de Minas iniciou as obras de ampliação na UPA do bairro Peluzzo. As intervenções, com valores previstos de R$ 1,5 milhão, estão concentradas na recepção do prédio, que será ampliada para acomodar cerca de 120 pessoas sentadas e ganhará climatização. As mudanças buscam garantir mais conforto e qualidade no acolhimento aos pacientes e a seus acompanhantes desde que chegam à UPA, além de melhorias no ambiente para os profissionais que atuam no local.

Pensando na acessibilidade, um novo balcão de atendimento, com espaço exclusivo para cadeirantes, também será construído. O projeto inclui, ainda, a remodelação da rampa de veículos, para facilitar o acesso dos pacientes, e a construção de uma praça de espera externa. Os banheiros da recepção também serão reformados, passando a contar com bancada e fraldário.

Vale lembrar que, desde 2022, a prefeitura vem aperfeiçoando a estrutura física do imóvel, tendo, já naquele ano, entregue a primeira etapa dos serviços. Esse trabalho inicial contemplou a estrutura física da área administrativa e das alas de observação e medicação rápida, sendo que essa última também foi equipada com 40 novas poltronas. Depois disso vieram, entre outras realizações, a ampliação do refeitório.

Mais recentemente, uma demanda antiga de profissionais e usuários foi concluída: a modernização do sistema de energia elétrica do prédio. A medida acabou com o antigo problema das quedas de energia que tanto prejudicava a rotina de funcionamento da UPA e permitiu o funcionamento dos ares-condicionados e a instalação de novos (processo o qual está em andamento).

Os investimentos constantes na unidade não se limitam à parte física e abarcam também a área de recursos humanos. Exemplo disso é o aumento de seis para oito médicos durante o dia e de quatro para seis no período noturno, além do acréscimo de profissionais no quadro da enfermagem. É realidade também a presença de pediatra e de cirurgião todos os dias na UPA, assim como a efetivação de otorrino, ortopedista e oftalmologista de referência.

A atenção dedicada à unidade do Peluzzo é necessária para acompanhar o crescente número de pessoas que buscam o local para assistência médica. Somente de 1º de janeiro a 30 de junho, o sistema contabilizou 77.580 atendimentos, média de 12,9 mil assistências por mês. O pico aconteceu em abril, com 13.427 atendimentos registrados, chegando a mais de 600 por dia em algumas datas. No mesmo intervalo de tempo em 2009 (janeiro a junho), a UPA realizou 65.258 atendimentos, ou seja, 18% a menos dos atuais números.

“Quando comparamos esses dados e analisamos o dia a dia lá dentro, vemos que é real a necessidade de tomarmos medidas que deixem o funcionamento da UPA mais dinâmico e as condições mais confortáveis para trabalhadores e pacientes”, diz a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta. Ela adiantou que novo fluxo está sendo implementado na Atenção Básica para desafogar a unidade, garantindo que o usuário seja assistido na sua USF de referência nos casos que não representam urgência e emergência.

Mudanças na Atenção Básica

A Prefeitura de Patos de Minas fará coletiva de imprensa nessa quinta-feira (3/7) para anunciar as novas diretrizes e o novo fluxo das unidades de saúde da família. As novidades também serão comunicadas e detalhadas nos canais oficiais da administração municipal (www.patosdeminas.mg.gov.br e @prefeiturapatosdeminas).

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais