Prefeitura informa sobre treinamento de profissionais e cenário do Coronavírus em Patos de Minas

Como a Secretaria de Saúde de Patos de Minas está se preparando para possíveis casos de Coronavírus?

Imagem Ilustrativa

A equipe de Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas já realizou o treinamento on-line do Tele-Saúde do Ministério da Saúde sobre o protocolo de atendimento do Coronavírus e está apta para monitorar possíveis casos suspeitos, bem como coletar e enviar amostras para o laboratório de referência de saúde pública de Minas Gerais, Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG).

Os profissionais de saúde serão preparados para reconhecer os sintomas e as situações de risco?

Sim, eles receberão treinamentos e divulgação do protocolo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) na próxima semana. Vale ressaltar que o protocolo já está disponível para toda a rede de saúde e que a equipe de Epidemiologia dará todo o suporte necessário.

A confirmação de casos suspeitos em Uberlândia e Uberaba trará alguma mudança/preparo especial em Patos de Minas?

Sim, pois geograficamente são territórios muito próximos e com intenso fluxo de pessoas. Vale ressaltar que, em Patos de Minas, não há casos suspeitos registrados.

Saiba mais!

O que é? O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo Coronavírus recebeu o nome de Covid-19.

Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte pela doença foi registrada em 9 de janeiro.

Transmissão: A transmissão pode ocorrer por três formas: por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados; por contato físico, como beijos e abraços, e também por meio de contato com superfícies contaminadas, como maçanetas e corrimões.

Sintomas: Os sintomas da doença são basicamente gripais. Tosse seca e cansaço são os principais deles, mas alguns pacientes podem sentir dor no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia; e, nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em indivíduos que já têm outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Prevenção: Dentre os métodos de prevenção contra o novo Coronavírus, a higienização das mãos e superfícies são as principais práticas anticontaminação. A orientação é lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel por pelo menos 20 segundos e, mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. A limpeza regular e ventilação dos ambientes também é medida fundamental de prevenção. Outra providência importante é não compartilhar itens pessoais, como talheres e toalhas, além de manter uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas/ Ministério da Saúde

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais