Prefeitura, Fepam e Santa Casa inauguram Centro de Oncologia em Patos de Minas

Com o novo espaço, construído especificamente para oferecer quimioterapia e hormonioterapia, os pacientes estão recebendo tratamento mais humanizado.

A Prefeitura de Patos de Minas, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, realizou a entrega oficial do Centro de Oncologia Doutor Paulo Borges na manhã deste sábado (8). Com o novo espaço, construído especificamente para oferecer quimioterapia e hormonioterapia, os pacientes estão recebendo tratamento mais humanizado. A estrutura, instalada no térreo do novo prédio anexo ao hospital, começou a funcionar no último dia 28 de junho. O Centro de Oncologia Doutor Paulo Borges é mantido com recursos da Prefeitura de Patos de Minas e dos governos estadual e federal.

Os equipamentos para prestar os serviços foram adquiridos com repasses do município, do Governo de Minas Gerais, da Câmara Municipal e de emendas parlamentares, além da contribuição da sociedade patense, por meio de eventos e doações que auxiliam nas demandas. A nova estrutura oferece uma série de comodidades essenciais para o funcionamento adequado dos procedimentos oncológicos. Entre as instalações disponíveis, estão recepção central, sala de quimioterapia com 20 poltronas, sala de medicação, postos de enfermagem, leitos para quimioterapia, sala de estabilização, farmácia, consultórios, além de outros cômodos básicos para o funcionamento. Vale destacar que o prédio onde funciona a Santa Casa foi cedido pela Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), responsável também pelos investimentos na ampliação da estrutura física do hospital.

A reconquista da habilitação para o tratamento oncológico em Patos de Minas foi intermediada pela prefeitura juntamente ao estado e à União. O retorno do serviço, que havia sido perdido em 2019, foi oficializado em dezembro do ano passado. A Santa Casa de Misericórdia foi habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), e o Centro Oncológico AZ com o serviço de Radioterapia de Complexo Hospitalar. Patos de Minas é referência no tratamento contra o câncer para 33 municípios da Macrorregião Noroeste.


Conforme o último levantamento, realizado em junho, 568 pacientes estão em tratamento dessa doença na cidade. Desses, 26 estão passando por radioterapia no Centro Oncológico AZ, enquanto 542 recebem quimioterapia e hormonioterapia no Centro Oncológico Doutor Paulo Borges. Os pacientes têm atendimento e tratamento de câncer na íntegra para diversas especialidades, como: aparelho digestivo, coloproctologia, ginecologia, mastologia e urologia. Também são realizados exames, consultas ambulatoriais, cirurgias, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia. Toda a regulação (marcação de consultas, exames, cirurgias) é feita pela central do município. Devido a pactuações e necessidades de profissionais específicos, as demais especialidades (como cabeça/pescoço, pâncreas e mielomas) são direcionadas a Uberlândia e Belo Horizonte.

A inauguração do Centro de Oncologia Doutor Paulo Borges representa avanço significativo no combate ao câncer. A parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas e a Santa Casa de Misericórdia fortalece o compromisso em oferecer cuidados de saúde de qualidade à população, garantindo suporte completo e adequado aos pacientes que enfrentam essa doença desafiadora.

Últimas Notícias

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais