Prefeitura disponibiliza “Consultório na Rua” para facilitar acesso de moradores de rua à saúde

Trata-se de um consultório móvel, que é levado aos principais pontos de aglomeração desse público no município.

A Prefeitura de Patos de Minas criou mais uma ferramenta para facilitar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde. O Consultório na Rua já está funcionando na cidade. Trata-se de um consultório móvel, que é levado aos principais pontos de aglomeração desse público no município.

O serviço é diário, das 8h às 11h e das 12h às 16h, e segue escala mensal de atendimento (segunda a sexta-feira, sendo dias úteis). A equipe do Consultório na Rua é composta por técnico de enfermagem, enfermeiro, psicólogo e assistente social, envolvendo as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social.

Quando necessário, os profissionais desenvolvem ações em parceria com a unidade de Saúde da Família do território onde o paciente está no momento da assistência. Além disso, pode-se recorrer aos centros de Atenção Psicossocial (Caps) e aos serviços de urgência e emergência.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patos de Minas tem atualmente pelo menos 123 pessoas vivendo em situação de rua. A estratégia Consultório na Rua integra a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais