Prefeitura de Patos de Minas volta a ser multada pelo TCE por atraso na prestação de contas

A multa é de R$5 mil.

Prédio Administrativo da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE-MG – decidiu aplicar multas individuais para prefeitos de 28 cidades do Alto Paranaíba, Noroeste e Triângulo Mineiro que não apresentaram prestação de contas referentes ao ano de 2016. Patos de Minas está nesta condição e pode ter complicações no futuro se a situação não for regularizada.

Segundo os conselheiros do Tribunal de Contas, a omissão na prestação de contas por parte da Prefeitura de Patos de Minas inviabilizou a consolidação da Prestação de Contas Anual (PCA) do Chefe do Poder Executivo, referente ao exercício de 2016, e, por consequência, a emissão do parecer prévio para fins de julgamento. A multa é no valor de R$ 5 mil.

No ano passado, o ex-prefeito Pedro Lucas foi multado por este mesmo motivo, atraso na prestação de contas, só que referente ao ano de 2015. Além da multa, a decisão do TCE-MG pode acarretar sanções mais graves, inclusive com o bloqueio dos recursos do Fundo de Participação do Município – FPM – que é hoje uma das principais fontes de receita do município.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas informou que o Município encerrou o exercício financeiro de 2016 de acordo com a Lei n° 4320/64, o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e demais legalizações pertinentes.  Os registros estão efetivados  de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Mas esclarece que as informações foram apresentadas intempestivamente devido a inconsistências de layout entre o sistema informatizado utilizado pelo Município e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais