Prefeitura de Patos de Minas pretende trocar 100% da iluminação pública da cidade

A elaboração do projeto será assessorada pela Caixa Econômica Federal (CEF).

A reunião aconteceu na última quarta-feira (08).

Na última quarta-feira (08), a Prefeitura de Patos de Minas participou de reunião para discutir o projeto de iluminação pública do município a ser desenvolvido com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP). No gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, estavam presentes servidores municipais e representantes da Caixa Econômica Federal e do Governo federal.

Patos de Minas foi selecionada no chamamento público feito pelo FEP e assinou com a CEF, em 24/09/2019, contrato de assessoramento para a realização dos estudos técnicos de engenharia, ambientais e modelagens econômico-financeira e jurídica, necessários à modernização da iluminação pública no município. A medida beneficiará mais de 140 mil moradores.

A política de fomento do referido fundo federal é coordenada pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e conta com apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (órgão setorial responsável pela temática urbana), da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Nacional dos Prefeitos.

A Caixa Econômica é a gestora do FEP e dará amplo apoio técnico aos servidores de Patos de Minas, desde a análise dos estudos e estruturação do projeto até a preparação para a licitação que viabilizará a modernização do parque de iluminação pública do município. Esse projeto será realizado por meio de parceria público-privada (PPP).

A estruturação dessa PPP prevê a modernização de mais de 22 mil pontos de iluminação pública na cidade, com possibilidade de redução de pelo menos 50% no consumo de energia e redução da emissão de gases de efeito estufa. A parceria proporcionará, ainda, aumento da segurança pública, com expectativa de reduzir índices de criminalidade nas regiões beneficiadas.

Essa iniciativa da administração pública tem como objetivo principal o uso eficiente dos recursos arrecadados com a contribuição de custeio da iluminação pública, visando à economia, otimização e eficiência luminotécnica. Dessa forma, busca-se proporcionar um serviço de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do município e melhorando a qualidade de vida da população.

Últimas Notícias

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

Fabiano Lucas critica cachês milionários de artistas e propõe união de prefeitos para não contratar shows caros

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais