Prefeitura de Patos de Minas pretende trocar 100% da iluminação pública da cidade

A elaboração do projeto será assessorada pela Caixa Econômica Federal (CEF).

A reunião aconteceu na última quarta-feira (08).

Na última quarta-feira (08), a Prefeitura de Patos de Minas participou de reunião para discutir o projeto de iluminação pública do município a ser desenvolvido com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP). No gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, estavam presentes servidores municipais e representantes da Caixa Econômica Federal e do Governo federal.

Patos de Minas foi selecionada no chamamento público feito pelo FEP e assinou com a CEF, em 24/09/2019, contrato de assessoramento para a realização dos estudos técnicos de engenharia, ambientais e modelagens econômico-financeira e jurídica, necessários à modernização da iluminação pública no município. A medida beneficiará mais de 140 mil moradores.

A política de fomento do referido fundo federal é coordenada pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e conta com apoio e parceria do Ministério do Desenvolvimento Regional (órgão setorial responsável pela temática urbana), da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Nacional dos Prefeitos.

A Caixa Econômica é a gestora do FEP e dará amplo apoio técnico aos servidores de Patos de Minas, desde a análise dos estudos e estruturação do projeto até a preparação para a licitação que viabilizará a modernização do parque de iluminação pública do município. Esse projeto será realizado por meio de parceria público-privada (PPP).

A estruturação dessa PPP prevê a modernização de mais de 22 mil pontos de iluminação pública na cidade, com possibilidade de redução de pelo menos 50% no consumo de energia e redução da emissão de gases de efeito estufa. A parceria proporcionará, ainda, aumento da segurança pública, com expectativa de reduzir índices de criminalidade nas regiões beneficiadas.

Essa iniciativa da administração pública tem como objetivo principal o uso eficiente dos recursos arrecadados com a contribuição de custeio da iluminação pública, visando à economia, otimização e eficiência luminotécnica. Dessa forma, busca-se proporcionar um serviço de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do município e melhorando a qualidade de vida da população.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais