Prefeitura de Patos de Minas lança Programa Municipal de Educação para o Trânsito

Programa foi apresentado durante encerramento do treinamento dos professores e supervisores que vão aplicar o programa nas escolas municipais. O projeto-piloto será desenvolvido na Frei Leopoldo.

Livros para os alunos e material de apoio para os professores, o programa visa à educação e conscientização das crianças sobre o trânsito.

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade e da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Educação para o Trânsito, no final da tarde dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal Frei Leopoldo. A solenidade aconteceu no encerramento do treinamento realizado pela Prefeitura para os educadores e supervisores das escolas municipais que irão desenvolver o projeto em sala de aula.

O objetivo da Administração Municipal é apresentar uma metodologia de ensino diferenciada aos profissionais da educação para que o trabalho com as crianças seja feito de forma didática, mas sem deixar de lado a ludicidade, mas passar uma mensagem positiva de que todos fazem parte do trânsito e que deve ser mais humanizado, para evitar tantas mortes e sequelas graves devido aos acidentes, que muitas vezes acontecem por imprudência.

Com materiais didáticos, livros exclusivos para os alunos e material de apoio pedagógico para os professores, o programa visa à educação e conscientização das crianças sobre o trânsito e será aplicado, como piloto, na Escola Municipal Frei Leopoldo para os alunos da pré-escola ao 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Crianças que já têm seu papel no trânsito seja como pedestres, passageiros e futuros condutores, podendo levar os ensinamentos recebidos em sala de aula para os pais e familiares.

Em seu pronunciamento, o Prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, disse que estava realizando um dos sonhos dele para a área de Educação de Patos de Minas. “Em relação à educação, eu tinha dois sonhos para realizar, o primeiro já está sendo concretizado, que é o programa Educação para o Trânsito. O segundo é na dimensão da Educação Ambiental nas escolas e já estamos buscando maneiras de implementá-la em nosso Município. Ao criarmos esse programa, queremos que nossas crianças sejam multiplicadoras de um trânsito mais humanizado, pois elas acabam disseminando as informações quem recebem para todos de seu convívio e ainda cobram e dão bronca quando o pai ou mãe fazem coisas erradas no trânsito”, ressaltou o Prefeito.

A frota de veículos em Patos de Minas é um fator preocupante, já que são cerca de 107 mil veículos entre automóveis, motocicletas e pesados. Segundo o secretário Municipal de Trânsito, Roberto Carlos de Campos, a cidade não está preparada para esse número de veículos circulando diariamente pela cidade, por isso, a secretaria tem buscado alternativas, feito intervenções pontuais através de estudos. “Buscamos transformar as condições do fluxo de veículos no município, fazendo melhorias notórias e funcionais. Porém, não basta fazer mudanças estruturais, mas também educar crianças e jovens para que tenham conhecimento de seus direitos e deveres como pedestres e futuros condutores e que possam ter comportamentos preventivos que os tornem cidadãos compromissados e participantes”, enfatizou Campos.

Durante a cerimônia, estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Edno Oliveira Brito e de Obras Urbanas, Sérgio Pereira de Lima, os vereadores, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Braz Paulo de Oliveira Junior, Isaías Martins de Oliveira e Edime Erlinda de Lima Avelar, a diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Bicalho, o instrutor do Sest Senat, Marco Aurélio Caixeta e a diretora da Escola Municipal Frei Leopoldo, Lucimar Silva França.

A pedagoga e especialista em Educação para o Trânsito, Roberta Mantovanni, uma das autoras dos livros do Observatório Educa, que serão adotados no programa, parabenizou a iniciativa do Município. “Neste formato com capacitação de professores, orientações de como trabalhar o material e a busca aprimorar o trabalho, Patos de Minas é a primeira cidade do Brasil a adotar nossa metodologia. Queremos que o trabalho que será desenvolvido dê nos frutos e para isso colocamos à disposição da Prefeitura todo nosso corpo técnico”, salientou Roberta.

Metodologia empregada

O Programa Educa é um programa de educação para o trânsito desenvolvido em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com o objetivo de incluir na organização curricular das escolas brasileiras do ensino fundamental, de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento, a abordagem de temas relacionados à mobilidade humana, com especial destaque à educação para o trânsito. Ele é aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.

O Observatório Educa é uma coleção de 20 livros, nove do aluno, nove do professor, uma apresentação do programa e um referencial teórico para todo ensino fundamental sobre educação para o trânsito. Ele foi construído pelo Observatório, pela equipe do eixo Educação, durante dois anos e foi entregue ao Denatran, de forma gratuita, para que o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) seja cumprido.

O CTB define que “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Para que isso acontecesse, também está previsto no mesmo artigo que deve haver a “adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito” e, também, “a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores”.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais