Prefeitura amplia espaço para acolhimento de pessoas em situação de rua
Situado na Rua Dona Luiza, 840, no Bairro Lagoa Grande, o espaço foi preparado para receber até 50 pessoas para pernoite, assim como para oferecer café da manhã, almoço, jantar e banho.
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem reestruturando a assistência aos moradores em situação de rua. Esse trabalho acontece, por exemplo, com a ampliação do local próprio para acolher esse público, o agora denominado Abrigo Novo Tempo. Situado na Rua Dona Luiza, 840, no Bairro Lagoa Grande, o espaço foi preparado para receber até 50 pessoas para pernoite, assim como para oferecer café da manhã, almoço, jantar e banho.
Coordenadora do abrigo, Maria Cristina Mendonça destaca que, além das refeições e do dormitório, a equipe presta atendimento técnico socioassistencial para auxiliar o usuário a resolver diferentes problemas e a deixar a situação de rua. “É um trabalho que vai além de assistência social, pois podemos encaminhar a pessoa para outros serviços, como INSS ou Bolsa Família, e para o mercado de trabalho.”
Os números mostram que a população em situação de rua está buscando cada dia mais esse apoio. O número de banhos passou de 1.665 em 2023 para 3.247 em 2024 (balanço parcial, de janeiro a outubro), enquanto a quantidade de marmitex para almoço passou de 3.941 para 5.216. Os pernoites somente este ano já ultrapassam 2.280 e muito provavelmente superarão as 3.100 do ano passado.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suélen, ressalta outros avanços. “Somente este ano, conseguimos encaminhar 89 usuários para vagas de emprego. Isso nos deixa muito felizes, porque entendemos que o nosso papel é reinserir essas pessoas na sociedade e dar de volta a elas a dignidade. Implementamos o café da manhã em junho passado, e nossa atenção é contínua para as demandas dessa população.”