Prefeitos elegem novo presidente da Amapar e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável
A escolha foi por aclamação durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13).
O prefeito de Presidente Olegário, João Carlos Castilho é o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba – AMAPAR. A escolha foi por aclamação durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13). Os prefeitos que compõem a AMAPAR também elegeram o prefeito de Guimarânia Adílio Alex dos Reis como presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável no ano de 2020.
O encontro foi uma oportunidade de fazer um balanço da gestão 2019, presidida pelo prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes (Tepira). A AMAPAR encerra o ano com saldo positivo de ações implementadas em prol dos municípios do Alto Paranaíba. Ele destacou projetos como a implementação dos Licenciamentos Ambientais Municipais, através de consórcio, e em parceria com o Unipam, além da instalação de escritório do Igam da sede da Amapar, agilizando o recebimento, análise e liberação de outorgas aos empreendimentos da região.
Valdemir Diógenes ressaltou ainda, a união dos prefeitos para o controle financeiro da Amapar, que possibilitou o fechamento do ano com contas positivas. “Fizemos um trabalho de recuperação de crédito e reorganização financeira, juntamente com os prefeitos que entenderam que era necessário fortalecer a Amapar”, disse. Ao finalizar o balanço de sua gestão, o prefeito de Rio Paranaíba agradeceu o apoio dos associados, servidores da Amapar e Cispar, além dos parceiros que apoiaram as propostas da diretoria ao longo do ano.
O novo presidente, João Carlos Castilho entra com a missão de dar continuidade aos projetos em andamento, dentre eles, a implantação do SIM Regional, em que recentemente, prefeitos da região assinaram Carta de Intenções para adesão ao consórcio que tem como objetivo de regulamentar, fomentar a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar entre municípios do Alto Paranaíba. Para isso, a AMAPAR continua contando com apoio de parceiros como o Sebrae, Emater, Unipam, dentre muitos outros, que se uniram à associação em prol de melhorias para o Alto Paranaíba.
Para dar sequência aos trabalhos à frente da Amapar, João Castilho conta como vice-presidente o prefeito de Varjão de Minas, Antônio Pedro Montezuma (Toninho); Diretor Administrativo, João Paulino Rodrigues Neto, prefeito de São Gonçalo do Abaeté; Diretor Financeiro, José Alves Filho (Zico), prefeito de Lagamar.
Após a assembleia, prefeitos se reuniram no saguão de entrada da sede da Amapar, para uma breve solenidade de entronização das placas dos ex-presidente: Deiró Marra, prefeito de Patrocínio – Gestão 2018; Valdemir Diógenes da Silva - Gestão 2019. A cerimônia foi acompanhada pelas primeiras damas da região, além de servidores da AMAPAR e CISPAR.
Já diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável, também eleita nesta sexta-feira (131) ficou formada da seguinte forma:
Presidente: Adílio Alex dos Reis
Vice-presidente: José Alves Filho (Zico)
Conselho Administrativo
Presidente: João Paulino Rodrigues Neto
Vice-presidente: Agnaldo Ferreira Silva
Conselho Fiscal
Presidente: João Terto
Vice-presidente: Paulo Giovani (Joca)
Tendo desenvolvido um excelente trabalho à frente do Cispar em 2018, o prefeito Adílio Alex volta a assumir a presidência do consórcio e enfatizou que uma de suas ações será proporcionar aos municípios, o cumprimento de diretrizes do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, aproveitando-se de uma recente Portaria da Funasa, que priorizará repasse de recursos orçamentários e financeiros a consórcios públicos, para aquisição de diversos itens do setor de coleta e destinação de resíduos.