Prefeitos elegem novo presidente da Amapar e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável

A escolha foi por aclamação durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13).

A escolha foi por aclamação durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13).

O prefeito de Presidente Olegário, João Carlos Castilho é o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba – AMAPAR. A escolha foi por aclamação durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13). Os prefeitos que compõem a AMAPAR também elegeram o prefeito de Guimarânia Adílio Alex dos Reis como presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável no ano de 2020.

O encontro foi uma oportunidade de fazer um balanço da gestão 2019, presidida pelo prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes (Tepira). A AMAPAR encerra o ano com saldo positivo de ações implementadas em prol dos municípios do Alto Paranaíba. Ele destacou projetos como a implementação dos Licenciamentos Ambientais Municipais, através de consórcio, e em parceria com o Unipam, além da instalação de escritório do Igam da sede da Amapar, agilizando o recebimento, análise e liberação de outorgas aos empreendimentos da região.

Valdemir Diógenes ressaltou ainda, a união dos prefeitos para o controle financeiro da Amapar, que possibilitou o fechamento do ano com contas positivas. “Fizemos um trabalho de recuperação de crédito e reorganização financeira, juntamente com os prefeitos que entenderam que era necessário fortalecer a Amapar”, disse. Ao finalizar o balanço de sua gestão, o prefeito de Rio Paranaíba agradeceu o apoio dos associados, servidores da Amapar e Cispar, além dos parceiros que apoiaram as propostas da diretoria ao longo do ano.

O novo presidente, João Carlos Castilho entra com a missão de dar continuidade aos projetos em andamento, dentre eles, a implantação do SIM Regional, em que recentemente, prefeitos da região assinaram Carta de Intenções para adesão ao consórcio que tem como objetivo de regulamentar, fomentar a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar entre municípios do Alto Paranaíba. Para isso, a AMAPAR continua contando com apoio de parceiros como o Sebrae, Emater, Unipam, dentre muitos outros, que se uniram à associação em prol de melhorias para o Alto Paranaíba.

Para dar sequência aos trabalhos à frente da Amapar, João Castilho conta como vice-presidente o prefeito de Varjão de Minas, Antônio Pedro Montezuma (Toninho); Diretor Administrativo, João Paulino Rodrigues Neto, prefeito de São Gonçalo do Abaeté; Diretor Financeiro, José Alves Filho (Zico), prefeito de Lagamar.

Após a assembleia, prefeitos se reuniram no saguão de entrada da sede da Amapar, para uma breve solenidade de entronização das placas dos ex-presidente: Deiró Marra, prefeito de Patrocínio – Gestão 2018; Valdemir Diógenes da Silva - Gestão 2019. A cerimônia foi acompanhada pelas primeiras damas da região, além de servidores da AMAPAR e CISPAR.

Já diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável, também eleita nesta sexta-feira (131) ficou formada da seguinte forma:

Presidente: Adílio Alex dos Reis

Vice-presidente: José Alves Filho (Zico)

Conselho Administrativo

Presidente: João Paulino Rodrigues Neto

Vice-presidente: Agnaldo Ferreira Silva

Conselho Fiscal

Presidente: João Terto

Vice-presidente: Paulo Giovani (Joca)

Tendo desenvolvido um excelente trabalho à frente do Cispar em 2018, o prefeito Adílio Alex volta a assumir a presidência do consórcio e enfatizou que uma de suas ações será proporcionar aos municípios, o cumprimento de diretrizes do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, aproveitando-se de uma recente Portaria da Funasa, que priorizará repasse de recursos orçamentários e financeiros a consórcios públicos, para aquisição de diversos itens do setor de coleta e destinação de resíduos.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais