Prefeitos de 22 cidades da região vão à Brasília pedir a implantação do curso de Medicina na UFV de Rio Paranaíba

Durante encontro com autoridades, os chefes de executivos municipais levaram a proposta de criação de um polo de saúde no Campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba, com a implantação do curso de medicina.

Uma comitiva forma por 22 prefeitos de cidades do Alto Paranaíba Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas cumpriu uma agenda importante em Brasília esta semana. Durante encontro com autoridades, os chefes de executivos municipais levaram a proposta de criação de um polo de saúde no Campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba, com a implantação do curso de medicina.

Na terça-feira (11), os prefeitos foram recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que acolheu a demanda encampando a defesa do pedido junto ao Ministério da Educação. O encontro teve a presença do reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demétrius David da Silva e do Deputado Federal Reginaldo Lopes como representante da Bancada Federal de Minas nas negociações da proposta com o MEC.

Já na quarta-feira (12), a agenda foi com o Ministro da Educação Camilo Santana, que acolheu a proposta das lideranças políticas, recebendo o documento assinado por prefeitos, além de um estudo preliminar já realizado pela Universidade em 2021, em que consta a viabilidade da implantação do polo de saúde em Rio Paranaíba, com suporte das estruturas de saúde dos municípios de Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Serra do Salitre.

Agora, a tarefa de elaboração da proposta será da UFV, com a preparação da documentação exigida, a aprovação nos seus Conselhos, visando o Protocolo da proposta no MEC, para aprovação da implantação do novo e tão sonhado curso de medicina no CRP UFV. O Reitor da UFV, professor Demetrius David fez a defesa do projeto, destacando que o Curso de Medicina da Universidade, na cidade de Viçosa, tem obtido as melhores notas nos dois últimos exames do ENADE. Destacou que "está disposto a implantar em Rio Paranaíba o Curso de Medicina, com a aprovação prévia dos Órgãos Colegiados da Universidade".

Campus UFV Rio Paranaíba

A Universidade Federal de Viçosa implantou um Campus universitário, na cidade de Rio Paranaíba, no ano de 2006, por meio de 12 cursos superiores e 3 de Pós graduação. A criação desse campus impactou, significativamente, o crescimento e desenvolvimento da região do Alto Paranaíba, oportunizando a formação de excelentes quadros de profissionais. Atualmente, o Campus conta com cerca de 130 docentes, 95 técnicos administrativos e cerca de 1.800 alunos, além de uma boa infraestrutura para suporte das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pela PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Garotinha patense conquista duas medalhas de ouro em campeonato de jiu-jitsu nos Estados Unidos

Veja mais