Prefeito sanciona lei que suspende cobrança da tarifa de esgoto em Carmo do Paranaíba

A norma ainda ordena que a Copasa devolva os valores pagos pelos moradores da cidade.

A lei aprovado foi sancionada nesta sexta-feira (20).

O Prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida Filho, sancionou nesta sexta-feira (20) uma lei aprovada pelos vereadores carmenses suspendendo a cobrança da tarifa de tratamento de esgoto da cidade. A norma ainda ordena que a Copasa devolva os valores pagos pelos moradores da cidade.

De acordo com a Lei Municipal de Carmo do Paranaíba 2.490 de 20 de julho de 2018, a suspensão acontece por inadimplência na prestação do serviço promovido pela Copasa. A cobrança iniciou em 2009 e os moradores pagavam 40% do valor da água, referente à coleta de esgoto. No entanto, o esgoto ainda não está sendo tratado na totalidade.

Segundo a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Carmo do Paranaíba, havia prazos no contrato que acabaram não sendo cumpridos pela Copasa. Além da suspensão, a lei ordena que a empresa devolva os valores pagos. A restituição deve acontecer através das contas d’água. A notícia se espalhou em Carmo do Paranaíba, antes mesmo da assinatura do Prefeito.

A suspensão da cobrança deve continuar até a Copasa iniciar o tratamento de 100% do esgoto da cidade. A questão é parecida com a situação vivenciada pelos moradores de Patos de Minas. O Prefeito José Eustáquio chegou a suspender a cobrança, declarando caduco o contrato, mas a situação continua sem solução e os moradores pagando a tarifa.

No imbróglio de Patos de Minas, a justiça também foi incluída. Na ação popular promovida pelo Advogado Arnaldo Queiroz, com mais de 10 mil pessoas, o judiciário deferiu uma liminar suspendendo a cobrança da tarifa, mas a decisão foi derrubada pelo Tribunal de Justiça. O defensor parabenizou o Prefeito César Caetano por enfrentar a situação em defesa da população.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais