Prefeito de Varjão de Minas esclarece ausência e cortes de despesas no Município

O Prefeito de Varjão de Minas, Rafael Detoni, disse que se ausentou apenas por quatro dias para fazer viagem com a família.


O prefeito explicou que foram exonerados secretários e cargos de chefia, além de rescindidos contratos terceirizados de prestação de serviços não essenciais.
O Prefeito de Varjão de Minas, Rafael Detoni, esclareceu em entrevista aos meios de comunicação a verdade sobre as informações veiculadas na semana passada, que segundo alegações do atual vice-prefeito e candidato eleito para o próximo mandato, Valter Pereira Filho, Valtim, teria abandonado a cidade após demitir funcionários e interromper a prestação dos serviços públicos.

Informou que se ausentou da cidade na terça-feira à tarde (09/09), após ter se reunido na segunda-feira com o secretariado e funcionários ocupantes de cargo de confiança para analisar a necessidade de cortes de despesas. Mesmo assim, despachou na prefeitura na terça-feira pela manhã antes de viajar com seus familiares, com os quais permaneceu durante apenas quatro dias. Indignou-se ao saber das notícias, pois durante seus quase quatro anos de mandato nunca tinha se ausentado de Varjão e achou razoável tirar esses dias de descanso após o resultado de um período eleitoral extremamente cansativo e desgastante.

Segundo Rafael Detoni, os municípios em geral, principalmente as cidades pequenas como Varjão, são dependentes dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, já que a arrecadação própria é insuficiente para arcar com todos os serviços públicos necessários para administrar uma cidade. A medida de redução de despesas e exoneração de cargos de confiança já foi tomada em outros anos de seu mandato como meio de equilibrar as contas públicas, e não foi diferente neste ano, ainda mais se tratando de ano de final de mandato. Lembrou que no seu primeiro ano de mandato chegou a cortar o próprio salário pela metade para conseguir equilibrar as contas municipais.

O prefeito explicou que foram exonerados secretários e cargos de chefia, além de rescindidos contratos terceirizados de prestação de serviços não essenciais, mas o fato que gerou maior polêmica foi a ausência do transporte dos estudantes universitários na semana passada, que não realizado diante da ausência de conhecimento da Administração Municipal de que haveria aulas durante a conhecida “semana do saco cheio”. Contudo, a situação foi normalizada assim que tomou conhecimento dos fatos.

Com relação aos serviços de coleta de lixo, saúde e outros serviços públicos essenciais, foram tomadas medidas de cortes e redução de despesas com vistas a permitir o encerramento do exercício financeiro sem dívidas para o próximo prefeito, mas principalmente sem prejuízo para a população.

Todas as medidas tomadas são permitidas por lei e foram adotadas com a finalidade exclusiva de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, finalizou o Prefeito Rafael Detoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Varjão de Minas

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais