Pouco mais de 30.500 patenses vacinaram contra a gripe; multivacinação acontece no sábado

A campanha contra a influenza encerra no dia 31 de maio e grupos prioritários estão longe de atingir a meta de 90%.

Patos de Minas irá realizar mais um dia D de Multivacinação em 2024, devido à baixa cobertura vacinal contra a Influenza (gripe), no município. A campanha contra a influenza encerra no dia 31 de maio e grupos prioritários estão longe de atingir a meta de 90%.

Neste sábado (18) será realizado o terceiro Dia D de Multivacinação do ano. Todas as Unidades de Saúde do perímetro urbano irão atender das 8h ás 15h. Serão disponibilizadas todas as vacinas de rotina e mais as vacinas que estão em campanha: Influenza e Dengue. A cobertura vacinal contra a Dengue é de crianças de 10 anos a adolescentes próximos de completar 14 anos de idade. Toda a população pode receber a vacina contra a gripe.

A cobertura vacinal no município é considerada preocupante. Na vacina contra a Influenza o público alvo que mais vacinou, foram os idosos com 48%, seguido de crianças, 28%, e gestantes e puérperas, 14%. A meta vacinal segundo o Ministério da Saúde é de 90% de todos os grupos prioritários. A campanha está prevista para encerrar no dia 31 de maio. A vacina contra a dengue que chegou no município há pouco mais de duas semanas, foi aplicada em pouco mais de 500 crianças. O município recebeu 2.236 doses do imunizante contra a dengue.


“Além das fake news, a gente acredita que por estarmos passando por uma epidemia de dengue, as pessoas estão aguardando melhorar os sintomas para estar se vacinando. Para vacinar contra a Influenza é só melhorar os sintomas e já pode tomar. Já a da dengue se tiver tido a doença deve esperar cerca de seis meses”, opinou a Enfermeira, Vanessa Vieira, sobre o motivo da baixa cobertura vacinal.

Nova vacina da Covid-19 chega na próxima semana em Patos de Minas

O município irá receber na próxima segunda-feira (20) a nova vacina da Covid-19. Ela é da fabricante Moderna. Segundo Vanessa, a vacina é para os mesmos públicos alvos. O imunizante é mais eficaz contra a nova variante da Covid-19.

Últimas Notícias

Mulher é presa por agressão ao ex-companheiro e desacato aos policiais em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso por violência psicológica contra a mãe e agressão contra menor em Patos de Minas

Veja mais

Mulher de 46 anos é presa por furto de correspondência em edifício de Patos de Minas

Veja mais

Esgoto volta em casas de condomínio e moradores cobram providência da Copasa

Veja mais

Veterano da Aeronáutica xinga gerente dos Correios e acaba na delegacia em Patos de Minas

Veja mais

Imagens mostram ciclista tomando celular de mulher no centro de Patos de Minas; ele foi preso

Veja mais