Posto de Saúde de Boassara fica fechado nesta segunda e moradores protestam
Moradores gravaram um vídeo para cobrar a abertura.
Na semana passada, o Patos Hoje reportou que moradores temiam o fechamento do Posto de Saúde de Boassara, em Patos de Minas. A Prefeitura chegou a comunicar que o fechamento seria uma informação falsa, no entanto nesta segunda-feira (02) não houve atendimento no local. Moradores gravaram um vídeo para cobrar a abertura.
Segundo os moradores, o posto funcionava de segunda a sexta-feira. No entanto, nesta segunda-feira o postinho não abriu. O vídeo gravado pelo morador e encaminhado para o Patos Hoje mostra o portão trancado com corrente e cadeado. “Neste horário, ele estava aberto para receber quem precisasse”, disse o morador.
A auxiliar de enfermagem que trabalhava no local foi remanejada para o Distrito de Alagoas, devendo atender apenas alguns dias da semana em Boassara. “Começa desse jeito. Daqui a pouco fecha tudo e ninguém sabe o que aconteceu”, protestou o morador. Eles alegam que o atendimento no posto é muito importante para os moradores.
Cristiane Aparecida Abreu Andrade, moradora de Boassara, espera que o atendimento se normalize no posto. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento:
"Quanto ao posto de saúde de Boassara, a Prefeitura de Patos de Minas comunica:
- o atendimento com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem continua ocorrendo uma vez ao mês, como de costume na área rural. Este mês, inclusive, a equipe está na comunidade nessa terça-feira, 3 de maio;
- a servidora (auxiliar de enfermagem) que até então trabalhava unicamente em Boassara estará dois dias da semana (segunda e sexta-feira) na unidade de Alagoas, uma vez que a equipe do distrito necessita de reforço para dinamizar o atendimento aos mais de 700 pacientes referenciados na localidade;
- visto que Boassara tem pouco mais de 100 pessoas referenciadas e baseado no relatório de produtividade mensal do posto, entende-se que a presença da auxiliar durante três dias por semana é suficiente para suprir as demandas dos moradores."