População critica cadastramento de vacinação contra Covid-19 e Prefeitura esclarece dúvidas

Para facilitar o cadastramento, a Prefeitura fez um esclarecimento com perguntas e respostas neste domingo (24).

Diversos moradores entraram em contato com o Patos Hoje criticando a dificuldade para se fazer o cadastramento para as próximas doses de vacina contra a Covid-19. Nesse momento, apenas profissionais de saúde e idosos acima dos 75 anos podem se cadastrar. E isso tem sido o maior problema. Se um familiar não tiver familiaridade com o sistema, não conseguirão realizar o cadastramento. O sistema pede que as pessoas façam um login com endereço de e-mail, em seguida, faça o cadastramento com diversas informações. Muitos não teriam conseguido fazer o cadastro. Para facilitar o cadastramento, a Prefeitura fez um esclarecimento com perguntas e respostas neste domingo (24). Veja abaixo:

Covid-19: perguntas e respostas sobre cadastramento para vacinação

1- Por que a Prefeitura de Patos de Minas está cadastrando a população?

O procedimento, específico para a vacinação contra a Covid-19, serve para auxiliar na dinâmica e organização da campanha. O cadastramento é uma espécie de “fila on-line”, ou seja, seguindo a ordem em que os cadastros foram realizados, a Secretaria de Saúde fará contato com o usuário para agendar data e horário da aplicação da dose. A intenção é que, dessa forma, evite-se a formação de enormes filas na porta das USFs, como ocorreu na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O agendamento ocorrerá mediante a chegada de novos lotes da vacina, obedecendo à ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde.

2- Quem deve cadastrar-se?

A prefeitura vai liberar o cadastramento conforme o andamento do plano vacinal e a chegada de mais doses por parte dos governos federal e estadual. Neste primeiro momento, o cadastro abrange idosos acima de 75 anos e servidores da saúde de forma geral. Isso porque esses grupos estão entre os primeiros na escala de prioridades para vacinação.

3- Então por que idosos asilados e profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 não se cadastraram?

Pois são um público menor, e a prefeitura sabe onde encontrá-los. Por isso as doses para esses dois grupos estão sendo aplicadas diretamente nos asilos e nos locais de trabalho deles.

4- Por que isso não será feito com os outros profissionais de saúde?

O município tem milhares de profissionais da saúde, principalmente atuando na área particular, como, por exemplo, em clínicas e consultórios de médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas. Diante disso, não é possível que a prefeitura vá aos locais de trabalho vaciná-los, daí a importância de cadastrar-se. Esses profissionais receberão a dose na USF de referência selecionada no momento do cadastramento.

5- Como efetivar o cadastramento?

A forma preferencial para efetivar o cadastramento é por meio on-line. Para isso, basta acessar www.patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid (menu disponível também no portal principal da Prefeitura de Patos de Minas). Nessa página, deve-se seguir os seguintes passos, tendo em mãos CPF, identidade e endereço da pessoa a ser vacinada:

1- Clicar em “ Cadastre aqui” .
2.1 - Quem já tem cadastro na plataforma de processos digitais pode fazer login diretamente.
2.2 - Quem não tem cadastro deve clicar em “Criar conta” e preencher o formulário. Depois disso, será enviado um link para confirmação no e-mail informado. Basta acessar o e-mail e clicar no link. Usuário e senha estão criados, e agora o acesso é feito normalmente na plataforma.
3- Escolher a opção com o grupo prioritário a que pertence a pessoa a ser vacinada.
4- No alto da página, clicar em “Novo +” e, a partir daí, os próprios campos do formulário vão direcionando o usuário.
5- Depois de tudo preenchido e conferido, concluir clicando em “Finalizar processo”, no parte inferior da página.
6- E agora, o que fazer?

Depois de concluir o cadastramento no site, o usuário deve aguardar o contato da UFS de referência comunicando a data da vacinação. Não adianta ir até a unidade antes disso. E, no dia marcado, a pessoa a se vacinar deverá ter em mãos documento com foto e número do CPF.

7- Outra pessoa pode cadastrar o idoso, por exemplo, ou quem tenha dificuldade de acessar o site?

Sim. Qualquer pessoa com usuário e senha cadastrados na plataforma de processos digitais da Prefeitura de Patos de Minas pode efetuar o cadastramento em nome de outra que esteja no grupo prioritário.

8- Há outra opção de cadastramento além da digital?

Sim. A preferência pelo formato on-line é justamente para evitar o deslocamento e possível aglomeração nas unidades de saúde. Contudo, em último caso, o usuário ou alguém com os dados pessoais dele em mãos, deve ir à UFS de referência para cadastrá-lo. O atendimento para essa finalidade será das 13h30 às 16h30.

9- E quando chegam mais vacinas?

O cronograma de entrega das vacinas contra Covid-19 não compete à prefeitura. As vacinas são recebidas primeiramente pelo Governo federal, que as envia para o Governo estadual. Na sequência, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais é quem define a quantidade de doses para cada cidade mineira e o dia em que elas serão enviadas. Portanto não há como fazer planejamento a longo prazo para aplicação.

10- Qual será a ordem de vacinação?

Seguindo a ordem de grupos prioritários estabelecida no Plano Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde até o momento divulgou o seguinte:

Fase 1-A: Profissionais da saúde (linha de frente do enfrentamento à Covid-19), idosos institucionalizados, funcionários de instituições de longa permanência.
Fase 1-B: Demais profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos.
Fase 2: Pessoas acima de 60 anos.
Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos.
As demais fases serão divulgadas de acordo com o andamento do plano vacinal.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais