Ponte histórica, que liga Major Porto a Bom Sucesso, é interditada parcialmente para reforma

A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico do município.

A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico.

O tráfego de veículos sobre a ponte de madeira que liga os distritos de Major Porto e Bom Sucesso será parcialmente interditado. A chamada Ponte do Lajeado vai passar por uma reforma. A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico do município e vem sofrendo com a ação do tempo.

No final do mês passado, foram realizadas duas reuniões técnicas com o intuito de avaliar procedimentos necessários a serem executados, decidindo pela interdição parcial da ponte, limitando o tráfego para veículos de carga em três toneladas. Inicialmente, a Secretaria de Trânsito irá instalar quatro placas, sendo duas nas bifurcações que ligam à ponte e outras duas próximas a ela, nos dois lados.

A ponte de madeira tem aproximadamente 73 metros e liga diversas localidades do distrito de Major Porto, especialmente, Horizonte Alegre, Santa Maria, Chapadão dos Tavares, Lajeado, Cedro, Cabeceira do Chumbo, além de fazer a ligação com o distrito de Bom Sucesso. A estrutura é de fundamental importância para os moradores daquela região e vem sofrendo com a ação do tempo.

A restauração da chamada Ponte do Lajeado é também uma forma de preservar uma parte da história de Patos de Minas. Pelo avanço da tecnologia, estruturas de madeira como esta deixaram de ser construídas. Segundo o diretor de patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Geenes Alves, esta é a única ponte nesse estilo ainda existente no município.

Sendo uma construção antiga e histórica, a Ponte do Lajeado foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, por meio do Decreto nº 2.596, em novembro de 2003.

A estrutura de madeira foi construída na primeira metade do Século XX, é tombada pelo Patrimônio Histórico.

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