☰
✕

Polícia Militar vai usar todo o efetivo para garantir a segurança dos eleitores

Em Patos de Minas, 105.372 pessoas com mais de 16 anos estão aptas a votar.


Major Furst, subcomandante do 15º BPM.

No próximo domingo (05), os eleitores vão às urnas escolher o presidente da república, governadores de estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Em Patos de Minas, 105.372 pessoas com mais de 16 anos estão aptas a votar. E para garantir a segurança de todos os eleitores, a Polícia Militar vai reforçar as ações de policiamento nas ruas.

Além de garantir a segurança dos eleitores, a Polícia Militar também estará nas ruas para coibir os crimes eleitorais e principalmente a propaganda chamada “boca de urna”. O chefe de cartório eleitoral em Patos de Minas, Gilson dos Reis Bontempo, explica que a lei veda qualquer tipo de propaganda eleitoral no dia da eleição.

Gilson lembra, no entanto, que a manifestação individual e silenciosa de preferência por algum candidato ou partido é permitida. O eleitor poderá comparecer a seção eleitoral usando, por exemplo, uma bandeira ou um boton. Mas quem descumprir a lei estará cometendo crime eleitoral punível, inclusive, com pena privativa de liberdade.

Para garantir que as eleições transcorram da forma tranquila, a Polícia Militar e a Justiça Eleitoral vão atuar em conjunto. O comando do 15º BPM deverá usar todo efetivo para coibir os excessos. De acordo com o major Furst, subcomandante do 15º BPM, o policiamento estará distribuído de forma a atender todos os locais de votação.

Este ano o eleitor não poderá levar máquina fotográfica, tabletes, smartphones, nem qualquer outro tipo de equipamento que possa registrar o voto. As selfies que se espalham pelas redes sociais, por exemplo, estarão proibidas. A medida visa combater práticas irregulares que comprovem a compra de voto.

A Justiça Eleitoral recomenda, no entanto, que o eleitor leve uma colinha com os números dos candidatos que escolheu para votar. Essa medida dará mais agilidade ao processo de votação. Em Minas, a expectativa da Justiça Eleitoral é de que todo o processo eleitoral no primeiro turno das eleições seja encerrado até a meia noite de domingo (05).

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Representante de Patos de Minas vence concurso de beleza trans em Uberlândia

Veja mais

Motorista de Mercedes sai ileso após perder o controle da direção e bater violentamente em poste nas Chácaras Caiçaras

Veja mais

Unipam abre inscrições para o Festival de Música Univoice 2026; veja como participar

Veja mais

Operação continua e PM prende outros dois suspeitos e mais drogas de esquema que abastecia a região

Veja mais

SAMU e Polícia Militar realizam simulado para implantação de motolâncias em Patos de Minas

Veja mais

Polícia apreende 600 quilos de maconha e prende dois homens após perseguição na MG-176

Veja mais