Polícia Militar quer implantar “Rede de Fazendas Protegidas” para melhorar a segurança no campo
O programa foi implantado em outras cidades e tem alcançado bons resultados.
O comando da Polícia Militar de Patos de Minas já começou a se reunir com produtores rurais do município para promover a implantação da “Rede de Fazendas Protegidas”. O programa foi implantado em outras cidades e tem alcançado bons resultados, como no município de Patrocínio em que os índices de violência na área rural caíram até 70%.
O programa inclui desde o mapeamento das propriedades rurais com a ajuda de satélite, à informações e treinamento dos moradores do campo. As propriedades rurais recebem um número que é uma espécie de senha para acionar a Polícia Militar. Assim que recebe o chamado, os policiais já sabem de onde vem e como chegar até o local. Além disso, a “Rede de Fazendas Protegidas” possibilita a realização de ações preventivas.
Os moradores da região de Boassara estão entusiasmados com a iniciativa. Eles se reuniram no Salão do Conselho Comunitário com representantes da Polícia Militar para conhecer o Projeto “Rede de Fazendas Protegidas” e se mostraram dispostos a participar e a colaborar com a iniciativa.
Os representantes da comunidade rural de Boassara, conselhos comunitários, e agricultores rurais informaram que vão iniciar uma campanha para conscientizar os moradores e para arrecadar os recursos necessários para a implantação do Programa “Rede de Fazendas Protegidas”.
Autor: Maurício Rocha