Polícia Militar faz homenagem ao Dia da Bandeira em solenidade no 15º BPM

A Polícia Militar realizou nessa segunda-feira (19) uma solenidade para comemorar o Dia da Bandeira.


O Sub Tenente Sebastião José Caixeta fez a cremação das bandeiras antigas.
A Polícia Militar realizou nessa segunda-feira (19) uma solenidade para comemorar o Dia da Bandeira. O comandante do 15º BPM, representantes da 10ª RPM e vários militares participaram da cerimônia que teve hasteamento de bandeira, apresentação da Banda de Música da PM e a cremação das bandeiras antigas.

A cerimônia começou às 12h00 como acontece em todo o Brasil no dia da bandeira. Cerca de 70 policiais participaram da solenidade. Para substituir as bandeiras antigas, já desgastadas pela ação do tempo, o comandante do 15º BPM e o policial mais novo da corporação fizeram o hasteamento das bandeiras novas.

Ao som do hino nacional e com a tropa em posição de continência, o Ten Cel Campos hasteou a Bandeira do Brasil e o Soldado Túlio Gilbran a de Minas Gerais. Em seguida, o Sub Tenente Sebastião José Caixeta que já foi para o quadro de reserva, mas resolveu retornar para contribuir com a segurança pública da cidade, fez a cremação das bandeiras antigas.

Durante a incineração, o hino à bandeira foi interpretado pelo Sub Ten Jurandir juntamente com a banda que foi regida pelo Sub Ten Rogério. De acordo com o Capitão Evandro, Chefe da Assessoria de Comunicação do 15º BPM, a homenagem é uma forma de cultuar o patriotismo e reacender o valor do maior símbolo nacional. O Ten Cel Campos ressaltou que em respeito ao maior símbolo nacional, a bandeira não pode ser rasgada ou simplesmente descartada.

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem ao símbolo máximo da pátria. Como a bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemora-se em 19 de novembro o Dia da Bandeira. As bandeiras inservíveis (rasgadas, descoloridas, etc.) devem ser incineradas em Cerimonial Peculiar.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais