Polícia Militar desarticula grupo e recupera mercadorias furtadas em supermercado de Patos de Minas
Outros suspeitos também foram identificados e as mercadorias furtadas foram recuperadas.
A Polícia Militar prendeu, na tarde desta quinta-feira (18), dois homens de 33 e 20 anos, por furto qualificado em um supermercado no bairro Bela Vista, em Patos de Minas. As prisões aconteceram após a mobilização de policiais militares de Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia. Os envolvidos atuaram de maneira coordenada e conseguiram levar vários produtos do estabelecimento. Outros suspeitos também foram identificados e as mercadorias furtadas foram recuperadas.
Segundo a Polícia Militar, durante patrulhamento preventivo, a Polícia Militar foi acionada pelo gerente geral do supermercado, de 45 anos, que relatou a ocorrência de furto no interior do estabelecimento. O setor de prevenção de perdas identificou a atuação de um grupo formado por cinco indivíduos, sendo três mulheres e dois homens, que agiam de forma coordenada.
De acordo com a polícia, imagens do sistema de videomonitoramento mostraram que, enquanto um dos envolvidos conduzia um carrinho com diversas mercadorias em direção aos caixas, os demais integrantes do grupo distraíam funcionários, possibilitando que o primeiro deixasse o local sem efetuar o pagamento. Em seguida, parte do grupo deslocou-se ao estacionamento, onde as mercadorias foram colocadas no porta-malas de um veículo, que deixou o local, enquanto os demais envolvidos evadiram-se a pé.
Com base nas informações e nas imagens analisadas por um funcionário do setor de segurança, de 32 anos, os militares iniciaram as diligências para localizar o veículo utilizado no crime. O automóvel foi identificado deixando Patos de Minas e seguindo pela rodovia BR-365, sentido Patrocínio.
Durante ação integrada entre equipes da Polícia Militar de Patos de Minas e de Patrocínio, o veículo foi localizado e abordado na praça de pedágio de Iraí de Minas. No automóvel estavam dois homens, de 33 e 20 anos, e, durante a busca veicular, foram encontradas diversas mercadorias furtadas, como barras de chocolate, pacotes de fraldas e pacotes de carvão.
Ao serem informados de que a Polícia Militar já possuía conhecimento do furto ocorrido em Patos de Minas, os suspeitos teriam confessado a participação, relatando inclusive que haviam furtado mercadorias de mais de uma unidade do supermercado. Um deles informou que realizaria o transporte dos produtos até outra cidade mediante pagamento.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos dois autores pelo crime de furto qualificado, em razão do concurso de pessoas. O veículo utilizado foi removido ao pátio credenciado, e os presos foram conduzidos para os procedimentos legais.
Após a prisão, novas informações indicaram o envolvimento de um segundo veículo, ocupado por outros integrantes do grupo. O carro foi encontrado e abordado na cidade de Uberlândia, com atuação dos militares do município. No interior do veículo estavam três indivíduos, sendo duas mulheres e um homem, onde foram encontradas mais mercadorias furtadas, como latas de leite em pó, bebidas energéticas e chocolates.
A Polícia Militar ressaltou que a integração entre unidades de diferentes municípios, aliada ao uso do videomonitoramento e à rápida troca de informações, foi fundamental para o êxito da ocorrência, resultando na prisão dos envolvidos e na recuperação das mercadorias furtadas.