Polícia Militar apoia Campanha Agosto Lilás que busca combater a violência contra a mulher
Para comemorar a data e conscientizar as pessoas quanto aos tipos de violência e assim evitar os crimes, a Campanha Agosto Lilás foi lançada nesta terça-feira (11) em Patos de Minas.
A Lei Maria da Penha está completando 14 anos. A norma foi instituída para combater a violência no âmbito familiar. Para comemorar a data e conscientizar as pessoas quanto aos tipos de violência e assim evitar os crimes, a Campanha Agosto Lilás foi lançada nesta terça-feira (11) em Patos de Minas.
A Polícia Militar está apoiando a campanha. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do trabalho de prevenção à Violência Doméstica. A Cabo Etyene da Polícia Militar destacou os cinco principais tipos de violência contra a mulher, que acontecem com maior frequência, e que devem ser combatidos.
A primeira conduta envolve a violência física que é quando o agressor ofende a vítima com socos, tapas, objetos e até armas. A segunda se refere à violência moral que é uma ofensa à honra da vítima. Neste caso, o agressor pratica os crimes de calúnia, injúria ou difamação. Tem também a violência psicológica que é a diminuição da autoestima da mulher.
O quarto tipo de violência contra a mulher envolve a questão patrimonial. Nesse caso, a vítima sofre restrições no aspecto econômico, impedindo até mesmo o próprio sustento. E tem ainda a violência sexual. Neste último crime, a mulher se vê obrigada a ter relações sexuais contra sua vontade, causando danos de ordem psicológica altamente prejudiciais.
A policial destaca que a violência contra a mulher envolve condutas perversas e complexas e que precisa do apoio da sociedade para eliminar este problema da sociedade. A campanha Agosto Lilás vai contar com outras atividades na cidade.