Polícia contabiliza mais de 180 armas de fogo apreendidas até outubro em Patos de Minas

A queda no número de homicídios pode estar relacionado ao grande número de apreensões de arma de fogo na cidade.

A preensão de duas pistolas com um jovem foi destaque. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O número de homicídios em Patos de Minas pode chegar ao final de 2015 com uma queda considerável. São 13 mortes até agora, faltando menos de dois meses para o encerramento do ano. Bem menos do que em 2013, por exemplo, quando a cidade registrou o recorde de 29 assassinatos. O resultado pode estar relacionado ao grande número de apreensões de arma de fogo na cidade.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, 181 armas de fogo foram apreendidas este ano em Patos de Minas no período de janeiro a outubro. São revólveres, pistolas e espingardas de diferentes calibres, sendo que muitas delas vinham sendo usadas por criminosos para a prática de delitos na cidade. Se levar em conta as armas apreendidas pela Polícia Civil e pela Polícia Rodoviária Federal esse número passa de 200.

Segundo o capitão R. Santos, assessor de comunicação da 10ª RPM, a Polícia Militar tem feito um trabalho específico de combate ao porte ilegal de arma de fogo. Segundo ele, algumas operações realizadas visam especificamente motocicletas com dois ocupantes. Esse trabalho resultou na apreensão de diversas armas de fogo.

Boa parte dos casos de assalto e homicídio registrados em Patos de Minas foi cometida por dupla de assaltantes em motocicleta. Outras apreensões também chamaram a atenção, como o jovem de 23 anos que estava armado com duas pistolas, inclusive uma 9mm de uso exclusivo das forças armadas, no bairro Nossa Senhora das Graças. O autor tem diversas passagens pela polícia e tinha sido preso dias antes com 30 quilos de maconha.

De acordo com o capitão R. Santos este trabalho vai continuar para coibir também os disparos de arma de fogo que ocorreram com certa frequência nos últimos dias em Patos de Minas. A posse e o porte de arma de fogo no Brasil não são totalmente proibidos, mas a pessoa deve ter autorização especial do Sistema Nacional de Armas – SINARM – que é coordenado pela Polícia Federal.

Para obter a autorização a pessoa, maior de 25 anos, precisa comprovar idoneidade (não estar respondendo a nenhum processo criminal), ter ocupação licitação e residência certa e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo. Além disso, o requerente precisa justificar a necessidade de possuir uma arma. O rigoroso procedimento autorizativo é realizado pela Polícia Federal.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Diretoria da OAB visita APAC e destaca trabalho exemplar da entidade na ressocialização de presos

Veja mais

Gustavo Brasileiro e Rhenys Cambraia são aclamados presidentes da AMAPAR e CISPAR

Veja mais

Homem é preso após furtar mais de 50 barras de chocolate de restaurante, em Patos de Minas

Veja mais

Estrada que liga Pilar a Lagamar vira atoleiro e carros ficam pelo caminho

Veja mais