Polícia Civil vai intensificar investigação para conter fake chat, fake News e enquetes falsas

Ele explicou ainda que uma investigação mais detalhada também pode levar a polícia até o responsável pela produção do material falsificado.

Em ano de eleição, candidatos inescrupulosos usam os mais diversos artifícios para tentar convencer os eleitores e uma nova ferramenta chamada “Fake Chat” tem preocupado. Esse aplicativo permite a simulação de uma conversa entre duas pessoas no WhatsApp. O prefeito de Lagoa Formosa, João Martins de Paula – Corete - e o secretário de governo e obras, José Wilson Amorim foram alvo do aplicativo. O caso já está sendo investigado.

Segundo o delegado regional da Polícia Civil de Patos de Minas, Luiz Mauro Sampaio, o órgão tem mecanismos para identificar quando uma conversa é falsa ou verdadeira. Ele explicou ainda que uma investigação mais detalhada também pode levar a polícia até o responsável pela produção do material falsificado.

O delegado regional afirma ainda que a Polícia Civil vai estar de olho em notícias falsas que circulam pela internet e outras informações que podem ter sido manipuladas, como as enquetes, por exemplo. Luiz Mauro alertou que a produção de material falso é crime, assim como a propagação do conteúdo inverídico.

A orientação do delegado regional é para que as pessoas recebam as informações com desconfiança, levando sempre em consideração a fonte do material. Antes de acreditar em qualquer notícia e de repassá-la para outras pessoas, o ideal é que a pessoa consulte fontes oficiais. O delegado relembrou que quem repassa informação falsa também comete crime.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais