Polícia Civil identifica jovem que teria pichado gata com produto tóxico, em Araxá
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou três pessoas se aproximando de uma gata de rua, sendo que uma delas teria borrifado um spray no animal.
A Polícia Civil de Araxá identificou um jovem de 20 anos suspeito de participar de um caso de maus-tratos contra um animal. O crime ocorreu na manhã do último sábado (30), no bairro Novo Horizonte. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou três pessoas se aproximando de uma gata de rua, sendo que uma delas teria borrifado um spray no animal.
Assim que tomou conhecimento das imagens, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente iniciou as investigações. Em menos de 24 horas, a equipe conseguiu identificar, qualificar e intimar os envolvidos. Quatro testemunhas também foram ouvidas já no dia 1º de dezembro.
De acordo com a Polícia Civil, o produto aplicado no felino foi identificado como Lepecid BR, um ectoparasiticida veterinário que contém inseticida organofosforado — substância tóxica para gatos. O material foi apreendido e encaminhado para análise.
As imagens de câmeras de segurança mostram que três pessoas estavam no local. O primeiro indivíduo apenas acaricia a gata, enquanto o segundo permanece sentado na calçada. O terceiro é quem se aproxima e aplica o spray. Após o ato, os três deixam o local.
O caso é investigado como crime de maus-tratos contra animais, previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, cujo endurecimento das penas para agressões contra cães e gatos ocorreu após alteração promovida pela Lei 14.064/2020.