Polícia Civil firma parceria com curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIPAM

Os estagiários estão ajudando nas estratégias de todos os levantamentos ambientais.


Peritos da Polícia Civil e alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
A coordenação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e a Polícia Civil de Patos de Minas firmaram parceria oportunizando seis vagas de estágios para os alunos do curso no posto de perícias integradas de Patos de Minas, que é responsável por todas as perícias ambientais no âmbito da 1ª Regional, que compreende 13 municípios (Patos de Minas, Presidente Olegário, Lagamar, Lagoa Grande, Varjão de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Arapuá, Rio Paranaíba, São Gotardo, Matutina e Tiros), fator que tem provocado uma demanda muito grande por estes serviços.

Os estagiários estão ajudando nas estratégias de todos os levantamentos ambientais, participando diretamente das vistorias in lócus e ainda auxiliando na elaboração dos laudos técnicos. Para o coordenador do curso, professor Tiago Santos e Souza, a parceria é uma boa oportunidade para que os alunos possam aplicar conhecimentos adquiridos no curso, desenvolver novas habilidades e competências, e ainda colaborar nesta importante atuação da Polícia Civil.

Para Reginaldo Cadete, perito criminal da Polícia, existe uma grande quantidade de inquéritos policiais, referentes a crimes ambientais, atualmente acumulados em todo Estado, aguardando a elaboração dos respectivos laudos periciais. Tal fato tem gerado sensação de impunidade frente aos danos ambientais. “Dessa forma, o convênio firmado tem sido responsável por suprir uma necessidade técnica do corpo de Peritos na atuação em perícias ambientais”, afirma.

Ainda segundo Reginaldo Cadete, através desta parceria, a natureza e a sociedade serão os verdadeiros beneficiados, tanto pela proteção eficaz e segura do meio ambiente como através de exames periciais respaldados de critérios científicos, além da contribuição na formação de profissionais para promover a defesa dos recursos naturais.

O aluno Marcus Lazzarim comenta que o convênio com o Instituto de Criminalística da Policia Civil de Patos de Minas-MG é importante por permitir aos estagiários colocar em prática a teoria estudada em sala, uma vez que essa área atinge várias disciplinas do curso, e ainda propiciar através da perícia ambiental e das informações geradas no laudo pericial, prova fundamental para aplicação da pena com justiça.

A aluna Germana Mota Peres de Souza, do 9º período do curso afirma que o convênio é importante por possibilitar maior conhecimento sobre a perícia ambiental, adquirindo amplo conhecimento e permitindo ainda a agregação de valores no crescimento profissional dos estagiários.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam

Últimas Notícias

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Jovens em moto tentam fugir de abordagem mas acabam presos com dinheiro e drogas em Patos de Minas

Veja mais