PM prende andarilho por perturbação e questão dos moradores de rua volta a preocupar

Com fortes sintomas de embriaguez, pessoas que estavam na Rodoviária acionaram a Polícia Militar dizendo que ele estava perturbando quem estava no local.

A Polícia Militar levou para a delegacia nessa quarta-feira (08) o andarilho José Francisco da Silva Irmão, 47 anos. O morador de rua disse que estava pedindo dinheiro para poder ir embora para Monte Carmelo. O funcionário da Rodoviária, Jefferson Luiz Leal foi quem acionou a Polícia Militar dizendo que ele estava perturbando as pessoas que estavam no local. José Francisco estava com fortes sintomas de embriaguez.

O caso do andarilho preso na noite passada é parecido com vários outros na cidade. Além de perturbarem o sossego das pessoas, eles ameaçam aqueles que não dão esmola. Marcilúcia Barcelos da Silva, Coordenadora do CREAS em Patos de Minas, orientou as pessoas a nunca darem esmola e a encaminhá-los para a Assistência Social que funciona no Terminal Rodoviário.

Marcilúcia ainda falou sobre como está a população de moradores de rua em Patos de Minas. Ela contou que a situação atualmente está controlada apesar de ter crescido na época da Fenamilho. Ela disse que a situação mais preocupante é com os usuários de droga. “Eles têm residência, têm família, mas insistem em ficar nas ruas”, ressaltou.

Ela destacou que o CREAS está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar e o Ministério Público para reduzir os casos. Ela disse que alguns usurários de droga já tiveram a internação compulsória deferida pela justiça. “Infelizmente, a família já não os suporta e eles têm o direito de permanecer nas ruas”, afirmou.

Com relação aos migrantes, ela disse que está sempre fornecendo passagens para eles seguirem para suas cidades. “Eles ficam andando de cidade em cidade, principalmente nos municípios que estão em festa”, disse. Na orla da Lagoa Grande, Cartão postal de Patos de Minas, é possível ver os andarilhos ingerindo bebida alcoólica debaixo de árvores em plena luz do dia.

Não conseguimos informações sobre os números de usurários de droga que vivem nas ruas de Patos de Minas, nem com relação aos pedintes da cidade. Marcilúcia informou que um Termo de Ajustamento de Conduta pelo Ministério Público está sendo providenciado para que a situação seja solucionada.

Diversos moradores já entraram em contato com o Patos Hoje reclamando da forma com que eles abordam as pessoas nas ruas. Muitas vezes, quando não recebem a esmola, eles ameaçam e proferem xingamentos. No caso desse andarilho, após provocar a perturbação, ele foi levado para a delegacia e liberado em seguida.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Bombeiro escala árvore gigante para resgatar gatinho que subiu e não conseguia descer

Veja mais

Criminosos clonam voz de advogada de Patos de Minas com inteligência artificial para aplicar golpes

Veja mais

Diarista é indiciada por furto de joia em Patos de Minas; ela é suspeita de outros crimes

Veja mais

Núcleo de Pesquisas do Unipam abre inscrições para Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Veja mais

Ladrões arrombam padrões para furtar fios e deixam empresas no prejuízo e sem energia elétrica

Veja mais

Biblioteca João XXIII realiza feira com mais de 400 livros disponíveis para troca em Patos de Minas

Veja mais