Pessoas com deficiência são os próximos na lista de prioridades e já se vacinam essa semana em Patos de Minas

Outros documentos como cartão de gratuidade no transporte ou até uma autodeclaração serão aceitas no momento da imunização.

Moradores de Patos de Minas com deficiência permanente serão vacinados nesta próxima sexta-feira (04) e no sábado (05). De acordo com a Prefeitura Municipal, esse grupo está elencado como prioritário pelo Ministério da Saúde e vem na sequência às pessoas com comorbidades. Para comprovar a condição, as pessoas não têm a obrigação de apresentar um laudo médico. Outros documentos como cartão de gratuidade no transporte ou até uma autodeclaração serão aceitas no momento da imunização.

A diferença nessa nova fase é que não será preciso realizar cadastro on-line, pois a quantidade de imunizantes enviada é suficiente para todo o público em questão. A vacinação do público com deficiência permanente será feita no antigo Projeto Saci nos modelos tradicional e drive-thru, conforme o calendário divulgado.

Esse novo grupo prioritário inclui pessoas com:

•    Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

•    Grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.

•    Grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.

•    Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

Para vacinar-se, a pessoa com deficiência permanente não precisa obrigatoriamente apresentar o laudo médico atestando a condição. Outros documentos e inclusive uma autodeclaração são aceitos como comprovantes, como prevê o anexo I do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Últimas Notícias

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais

Recém-nascidos com problemas respiratórios são transportados de aeronave para outras regiões

Veja mais

Pela primeira vez em 27 anos Escola Maria Inêz Rubinger de Queiroz é reformada

Veja mais

Moto furtada em fevereiro é encontrada depenada e parcialmente destruída por incêndio

Veja mais

Vídeo mostra motorista avançando parada e provocando acidente com quatro veículos

Veja mais

Homem é preso ao instalar equipamento em caixa eletrônico para furtar dados de clientes

Veja mais