Pesquisas na agricultura favorecem a produção de milho.

A partir da segunda quinzena de junho, os produtores de milho de Minas Gerais poderão programar a aquisição das cultivares.

A partir da segunda quinzena de junho os produtores de milho de Minas Gerais poderão programar a aquisição das cultivares, que utilizarão para a próxima safra. As informações sobre essas cultivares, que atendem às condições específicas de cada região, são geradas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria da Agricultura, por meio de um programa que conta com a parceria da Embrapa e das empresas produtoras de sementes. Há, também, o apoio da Fundação Triângulo de Pesquisa de Desenvolvimento, de Uberaba, que administra os recursos do programa.

O trabalho de identificação das cultivares, de acordo com as características das regiões de produção, é feito pelo Ensaio Estadual de Híbridos de Milho, do Centro Tecnológico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CTTP) da Epamig, em Uberaba. Para o coordenador do programa, José Mauro Valente Paes, “a pesquisa agropecuária do Estado é de fundamental importância como suporte para os programas, que buscam o aumento da produção e produtividade agrícola”. Ele cita entre esses programas, a indicação dos híbridos de milho.

Um híbrido de vegetal é resultado do cruzamento de variedades diferentes e serve apenas para o plantio. Conforme explica o coordenador, o replantio de híbridos é proibido por lei e caso algum produtor ignore a proibição, terá prejuízo com a perda de produtividade. Ele acrescenta que o híbrido de ciclo precoce de milho tem como principais características o potencial de rendimento dos grãos, além da sanidade da planta. Segundo Paes, o maior volume de indicações para as grandes regiões produtoras de Minas (Sul, Noroeste, Triângulo e Alto Paranaíba) é para os híbridos simples de milho.

O plantio desses híbridos identificados pela Epamig tem possibilitado uma produtividade de 120 a 140 sacos de 60 quilos por hectare/ano, acrescenta o coordenador.

Produtividade crescente

Minas Gerais, segundo maior produtor de milho do Brasil, tem estimativa de uma produção da ordem de 6,5 milhões de toneladas para a safra 2007/08. Ao fazer esta projeção, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o volume previsto será 5% maior que o da safra passada. Para o Superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura, João Ricardo Albanez, o aumento da produção de milho em Minas Gerais é resultado, principalmente, da utilização de tecnologia, conjugada com uma situação climática favorável nas principais regiões produtoras.

“A projeção de aumento da produtividade nas lavouras de milho do Estado em relação ao ano passado é de 9,5%, enquanto no Brasil é de 8,7%”, explica Albanez. Ele enfatiza que a tendência é de ascensão contínua dos números no setor, em Minas.” Números levantados pelo IBGE e organizados pela Secretaria da Agricultura confirmam o predomínio dessa tendência desde 1994.

A produtividade de milho em Minas em 1994 alcançou quase 2,5 mil quilos por hectare. O Estado já apresentava média de produtividade superior à do Brasil, que foi de cerca de 2,4 mil quilos por hectare. Cinco anos depois, em 1999, a produtividade de milho em Minas Gerais alcançou pouco mais de 3 mil quilos por hectare e, no Brasil, a produtividade do grão ficou em 2,8 mil quilos por hectare.

Em 2004, a produtividade do milho no Estado saltou para 4,5 mil quilos por hectare. Já o país teve produtividade de 3,4 mil quilos por hectare.

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais