Pesquisadores da UFU de Patos de Minas propõem criação de centro de pesquisas

O objetivo é praticar ciência, tecnologia e fomentar a inovação.


Prédio da UFU em Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
Desde abril de 2013, um grupo de 16 professores e pesquisadores do Campus Patos de Minas vem trabalhando na proposta de criação de um centro de pesquisas da UFU no campus. O centro, que leva a sigla CDTC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Científico), foi inicialmente concebido como sendo multidisciplinar, multiusuário e sem vínculo a qualquer uma das unidades acadêmicas da UFU.

A ideia de seus proponentes é dar maior liberdade de ação ao centro, que estará ligado diretamente à PROPP, e abri-lo a qualquer pesquisador interessado na iniciativa do grupo, independente de sua filiação institucional.

Segundo o documento de criação do CDTC, apresentado à Reitoria, o centro deverá abrigar as mais diversas pesquisas e pesquisadores da UFU para que estes possam, em um ambiente adequado e produtivo, praticar ciência, tecnologia e fomentar a inovação. Ao mesmo tempo, o CDTC também deverá ajudar na consolidação do campus de Patos de Minas e trazer novas possibilidades de colaboração com outros setores da sociedade e da própria academia.

Com foco voltado à produção do conhecimento, espera-se que o CDTC seja capaz de (i) ajudar na formação de recursos humanos mais qualificados em C&T (ii) dar passos iniciais para futuras ações envolvidas com programas de pós-graduação no campus de Patos; (iii) adquirir um mais evidente 'know-how' tecnológico nos eixos de pesquisa do centro; (iv) promover o intercâmbio de pessoas e ideias; (v) incrementar a captação de recursos financeiros externos à UFU; (vi) instituir mecanismos de incentivo à prática da pesquisa e atrair novos talentos para a Universidade, criando uma “identidade” própria para este campus fora de sede.

Atualmente, o CDTC aguarda a alocação de um espaço físico de aproximadamente 400m², em fase de conclusão, localizado na rua Major Jerônimo. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas se comprometeu com os custos desta alocação e a UFU com a acomodação do centro.

O grupo proponente destaca a grande colaboração e incentivo da Reitoria, através do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e de seu diretor de Pesquisa, para a instalação do centro. “Embora ainda não tenhamos realidade material, a ideia nos traz muito entusiasmo e boas perspectivas de melhores condições de trabalho e resultados. Prova disto é a recente publicação de um artigo em relevante periódico científico internacional na área de processamento de sinais onde consta como nossa filiação o CDTC-UFU. Além disto, também já temos 3 projetos de pesquisas aprovados em órgãos de fomento e pelo menos outros 10 sendo avaliados no momento. Com isto, estamos tentando criar uma identidade que seria muito importante para a união de esforços e o CDTC nos traz esta perspectiva", afirma o professor Alan Petrônio Pinheiro, um dos membros e idealizadores do centro. A expectativa é de que o CDTC possa estar em atividade dentro de dois ou três meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFU

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais