Pesquisa de publicitário patense vence prêmio nacional na área de Comunicação

Dissertação sobre o Nubank foi a vencedora na categoria 'Mestrado Profissional' do Intercom 2022

O publicitário patense Cledilson Carlos dos Santos Araújo conseguiu uma conquista nacional. Sua pesquisa intitulada, "Propósito, personalidade e emoção como vias para a construção de sentidos da marca Nubank", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU), foi a vencedora na categoria "Mestrado Profissional", do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Cledilson defendeu a dissertação em fevereiro de 2021. Ele investigou as particularidades da estratégia de comunicação do Nubank, startup brasileira de serviços financeiros bem-sucedida no mercado. De acordo com o publicitário, ele sempre trabalhou atendendo empresas de pequeno e médio porte, e a maioria delas tenta ser comparada com as líderes do mercado. “E, logo quando o Nubank surgiu, ele se posicionava diferente, ele não queria ser visto como grande banco, sou cliente deles e isso sempre me chamou atenção”, explicou.

Cledilson explicou que, quando entrou para o programa de mestrado, seus orientadores concordaram que a estratégia inusitada era digna de um estudo de caso. No resumo do trabalho, o patense explicou que o estudo de caso teve o objetivo de “analisar se / como fatores subjetivos como emoções, personalidade e propósito superior de seu modelo de negócio comunicado pode contribuir para que a marca seja considerada uma lovemark (o mais alto nível de construção de sentidos entre um cliente e uma marca)”.

No trabalho, Cledilson considera que a pesquisa “aumentou o entendimento sobre como estratégias de branding [que tornam a marca mais reconhecida] podem ser mais eficazes, em se considerando fatores emocionais e de construção de sentidos, do que os atributos funcionais oferecidos por uma marca em seus produtos ou serviços”.

Cledilson é natural de Patos de Minas, mas morou em Presidente Olegário até 2009, quando se mudou para a Capital do Milho. Ele é formado em Publicidade e Propaganda pelo UNIPAM. Ele comemorou bastante o resultado no maior congresso acadêmico de comunicação do Brasil.

Últimas Notícias

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais