Personalidades que se destacaram recebem Comenda Antônio Secundino

Três personalidades de Patos de Minas foram agraciadas.


As 11 personalidades receberam a honraria.

Patos de Minas teve na noite dessa quinta-feira (05) a entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. Onze personalidades que se destacaram prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente foram homenageadas. Dessa vez, três homenageados são de Patos de Minas: o Reitor do UNIPAM Milton Roberto de Castro, o artista plástico Vicente Nepomuceno e o membro das lojas maçônicas Oswaldo Ferreira Filho.

A honraria foi criada através de Projeto de Lei do então deputado estadual Elmiro Nascimento, aprovado na Assembleia Legislativa de Minas em 1991. Além dos três patenses, também foram homenageados com a comenda, o secretário de Agricultura de Minas Gerais, André Merlo, o deputado estadual Deiró Marra, a professora da UFMG Zélia Inês Portela Lobato, o representante do Sindicato de Sete Lagoas Jadir Maurício Lanza Rabelo, o presidente da ONG Movimento Verde, Antônio Eustáquio Vieira, professor da Ufla Nilton Cury, o pesquisador da UFV Sérgio Yoshimitsu Motoike e o assessor da Liderança do Governo na ALMG, Jorge Caixeta.

O evento aconteceu no Salão House Fest e recebeu centenas de convidados. O Presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, o Secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, que representou o Governador Alberto Pinto Coelho, o Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, o Secretário de Agricultura, André Merlo, e o orador oficial da noite professor Nilton Cury discursaram ressaltando a importância da honraria. Após as homenagens, os convidados participaram de um coquetel com música ao vivo.

A Comenda

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Agronegócio na região

O Alto Paranaíba se destaca como o principal polo produtor de milho no Estado. Em 2014, a safra de milho da região deve alcançar 1,5 milhão de toneladas, o que corresponde a 21,83% da safra estadual, que deve ficar em 6,8 milhões de toneladas, segundo levantamentos do IBGE.

A região é a segunda produtora de cana de açúcar em Minas. Nesta safra, deverão ser colhidas cerca de 5 milhões de toneladas, que representam 6,9% da produção mineira. É a terceira produtora de soja em Minas. A expectativa é que a produção regional alcance 706 mil toneladas, que corresponde a 21,4% da produção do grão no Estado.

Patos de Minas, cidade polo do Alto Paranaíba, se destaca como o principal produtor de leite do Estado e o primeiro do país. Segundo o último levantamento do IBGE, realizado em 2012, a produção do município foi de 150 milhões de litros.

O município também se destaca como um dos principais polos suinocultores de Minas Gerais, ocupando o terceiro lugar em rebanho suíno, com 184 mil cabeças. O rebanho bovino é de 212 mil cabeças - 10º lugar entre os municípios mineiros. A produção de milho em Patos de Minas para 2014 deve ser de aproximadamente 81 mil toneladas. Já a produção de soja deve alcançar 21 mil toneladas.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais