Perda de vacinas em Presidente Olegário deverá passar por análise do Ministério da Saúde

A Secretaria também vai avaliar a possibilidade de reposição das vacinas para Presidente Olegário.

Nota informativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais destaca que a perda das vacinas em Presidente Olegário ainda será alvo de uma análise do Ministério da Saúde. O órgão também fez uma revisão na quantidade de doses. A primeira contagem apontava a perda de 1.390 doses, mas este número foi revisado para 1.047 doses. A Secretaria também vai avaliar a possibilidade de reposição das vacinas para Presidente Olegário.

Como o Patos Hoje noticiou, a câmera fria em que estavam as doses desligou durante o fim de semana e as vacinas foram expostas a temperaturas mais elevadas do que o recomendado. Entretanto, segundo a nota da SES, somente uma análise conclusiva do Ministério da Saúde poderá atestar se as doses foram realmente perdidas.

O Patos Hoje também fez contato com o diretor de inovações do Instituto Butantan, Cristiano Gonçalves Pereira, e ele explicou que é possível analisar se as vacinas perderam ou não a validade. A nota da Secretaria de Estado da Saúde explica que, após a análise conclusiva dos órgãos competentes em relação à perda das vacinas, poderá fazer a reposição das doses ao município de Presidente Olegário.

Por outro lado, a Polícia Civil segue investigando o que causou a perda das vacinas. Segundo o secretário municipal de saúde de Presidente Olegário, Douglas Cambraia, os funcionários do setor de epidemiologia chegaram para trabalhar na manhã de segunda-feira (29) e encontraram o refrigerador desligado. Assim como Patos de Minas, Presidente Olegário também sofreu piques de energia na noite de sábado (27).

Douglas explicou que o refrigerador em que estavam as vacinas possui baterias que dão uma autonomia de funcionamento de 12 horas. Segundo ele, o equipamento é relativamente novo e nunca apresentou defeito. Uma hipótese levantada é de que o pique de energia tenha causado uma sobrecarga e queimado o refrigerador.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e o refrigerador também deverá passar por uma análise técnica.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais