PC indicia Copasa por crime ambiental após vazamento de esgoto em área de preservação em Araxá

O inquérito foi finalizado e encaminhado à Justiça, que deverá dar prosseguimento ao caso.

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu as investigações sobre um caso de poluição ambiental registrado em Araxá e indiciou a Copasa por crimes ambientais em área de preservação permanente (APP).

De acordo com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente, o inquérito foi instaurado após o registro de um vazamento de esgoto nas proximidades da Avenida Jorge Akel, nº 1865, região próxima ao Condomínio Bello Norte. O problema teria sido causado pelo extravasamento de uma adutora sob responsabilidade da companhia.

Logo após a constatação dos fatos, foi lavrado o registro de ocorrência e iniciadas as investigações para apurar a extensão dos danos ambientais. Durante os trabalhos, os policiais realizaram diversas diligências e solicitaram perícia técnica no local.

Os laudos periciais confirmaram a contaminação tanto do solo permeável quanto de um curso d’água da região, caracterizando poluição em área de preservação permanente. Segundo a Polícia Civil, ficou comprovada a responsabilidade da empresa pelo dano ambiental.

Ainda conforme a investigação, a Copasa foi formalmente comunicada sobre o problema e orientada a adotar medidas imediatas para cessar o vazamento e reparar os danos causados ao meio ambiente.

Com base nas provas reunidas, a corporação decidiu pelo indiciamento da empresa com base no artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 e no artigo 15 da Lei nº 6.938/1981. A legislação brasileira prevê a responsabilização penal de pessoas jurídicas em casos de crimes ambientais.

O inquérito foi finalizado e encaminhado à Justiça, que deverá dar prosseguimento ao caso.

Últimas Notícias

Tragédia em Varjão de Minas: criança de 1 ano e três meses morre afogada em piscina de sítio

Veja mais

Fusqueata abre os festejos de Santo Antônio, padroeiro de Patos de Minas

Veja mais

Horas após ser notificado de medida protetiva, homem posta mensagens intimidadoras e acaba preso

Veja mais

Motorista perde o controle após pneu estourar e acerta poste de iluminação na avenida Padre Almir

Veja mais

Briga de casal termina com ambos feridos e levados para a Delegacia de Plantão em Patos de Minas

Veja mais

Rapaz retirado da Lagoa Grande não resiste e morre após sucessivas paradas cardiorrespiratórias

Veja mais