“Patos: polis, política e urbanidades” será tema de colóquio no Teatro Municipal
A iniciativa do evento é do Museu de Patos de Minas (MuP), em parceria com a empresa Água e Terra Gestão Ambiental.
O Museu da Cidade de Patos de Minas, a Câmara Municipal de Patos de Minas, por meio da Escola do Legislativo, e a empresa Água e Terra Gestão Ambiental convidam a sociedade a participar do colóquio “Patos: polis, política e urbanidades”, que será realizado no dia 22 de junho, com início às 19 horas, e no dia 23 de junho, às 09 horas, no Teatro Municipal Leão de Formosa.
O objetivo do evento é discutir, em uma perspectiva histórica, a lógica de produção do espaço urbano no primeiro quartel do século XX, trazendo a Patos de Minas a Professora Doutora Rosa Maria Ferreira da Silva, cuja tese de doutorado versa sobre o processo de desenvolvimento e crescimento da cidade.
Além disso, o colóquio tem como intenção despertar não apenas a consciência preservacionista do legado deixado por Olegário Dias Maciel como urbanista, mas também compreender a lógica de produção do espaço ao longo do tempo histórico e, dessa forma, poder extrair o substrato para novas intervenções necessárias para o desenvolvimento amplo da vida citadina.
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, reconhecendo a importância do debate sobre o processo de produção coletiva da cidade e sobre os grandes marcos históricos ao longo desses anos, é uma das parceiras do evento, que muito irá contribuir para o bom entendimento do atual estágio de urbanização de Patos de Minas.
A título de informação, o ano de 2015 foi escolhido pelo MuP para comemorar o Centenário da Casa de Olegário Maciel. O Museu montou a exposição “100 Anos da Casa de Olegário Maciel – Arquitetura e Urbanidades, cujo foco são as transformações urbanas que Patos de Minas sofreu no início do século XX, testemunhadas e protagonizadas pela casa do político Olegário Dias Maciel.
A Exposição foi aberta para as escolas no dia 18 de maio, dentro da programação da 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Desde então, já recebeu mais de 1000 visitas nos três turnos de funcionamento.
O colóquio conta com muitos incentivadores, envolvendo a comunidade acadêmica local, por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e História, o movimento cultural local e a comunidade em geral. O evento contará, ainda, com a apresentação de resultados do Convênio firmado entre a empresa Água e Terra Gestão Ambiental e o Museu da Cidade de Patos de Minas (MuP).
O convênio de cooperação técnica tem como objetivo a preservação de acervos arqueológicos coletados em projetos de licenciamento ambiental promovidos pela empresa e que referencia a região de Minas Gerais, no qual o Museu está inserido. O resultado do acordo está ligado diretamente à preservação dos achados resultantes do trabalho da empresa, bem como ao correto acondicionamento do acervo nas dependências do MuP. O Museu recebeu melhorias em seus espaços nos termos do acordo, como contrapartida pela cessão do espaço.
Portanto, a sociedade é convidada especial para prestigiar esse momento de tamanha relevância histórica, cultural, social e política. O colóquio será realizado no dia 22 de junho de 2015 (segunda-feira), com início às 19 horas, no Teatro Municipal, sendo desenvolvidas as mesmas atividades no dia 23 de junho (terça-feira), a partir das 09 horas, no Teatro Municipal.
Confira a programação do dia 22/06:
· 18h30 – Credenciamento;
· 19h00 – Abertura do Evento com entrega de resultados do Convênio de Cooperação Técnica. Leitura de texto acompanhado de imagens de foto e vídeo a respeito da parceria do Museu com a empresa Água e Terra;
· 19h15 – Apresentação da Escola do Legislativo – Fala do presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Francisco Frechiani;
· 19h45 – Lançamento do Projeto “Eu tenho um projeto de vida” que será implementado pela Água e Terra em parceria com o MuP – Museu da Cidade de Patos de Minas;
· 20h00 – Apresentação: “100 Anos da Casa de Olegário Maciel – Arquitetura e Urbanidades” – Fala do Arquiteto Alex de Castro Borges – Curador da Exposição.
· 20h40 – Apresentação “Patos, polis, política e urbanidades” – Professora Doutora Rosa Maria Ferreira da Silva.
· 22h00 – Encerramento.