Patos de Minas vai sediar evento internacional sobre Diamante

Cerca de 300 pesquisadores de Universidades Brasileiras e do Exterior participaram do simpósio.


Encontro do Professor Márcio com a Administração Municipal.

Nesta semana passada, o presidente da Comissão Organizadora do 6º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante e 3º da América do Sul visitou Patos de Minas para oficializar o município de que ele foi escolhido para sediar o evento nacional e internacional. O evento será realizado de 20 a 25 de julho de 2014 e contará com a participação de cerca de 300 pesquisadores de Universidades Brasileiras e do Exterior.

A escolha da cidade aconteceu em Tipagi (PR) em 2010, quando foi realizado o 5º Simpósio Brasileiro. O professor Doutor da UFMG, Mario Luiz de Sá Carneiro Chaves irformou, no encontro com o Secretário de Planejamento de Patos de Minas, Lisandro Bicalho, que a escolha do município se deve à estrutura e infraestrutura hoteleira e de restaurante, além de centros de convenções e auditórios disponíveis. “Patos de Minas está no centro de uma região em que há diversas ocorrências de diamante” – enfatiza Chaves.

O evento também vai celebrar os 300 anos de descoberta do diamante no Brasil. A pedra preciosa foi extraída pela primeira vez em 1714.

O Simpósio é realizado desde 1993, e surgiu da necessidade de congregar a comunidade brasileira que estuda o diamante, que apesar de cobiçado, especialmente no comércio de jóias, nunca ganhou destaque nos eventos da área geológica. Porém, desde o 1º SBGD, em Cuiabá (MT), o evento vem atraindo especialistas do mundo todo. Já participaram do simpósio estudiosos de Angola, Canadá, Estados Unidos, Rússia e delegações menores da América do Sul.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais