Patos de Minas tem um dos maiores e mais importantes meteoritos do Brasil

Dentre os cerca de 55 meteoritos catalogados no Brasil, há dois registrados com o nome da cidade.


Dentre os maiores do país, medindo 54 × 33 × 22 cm, o Patos II ou Patos de Minas (octahedrite), pesa cerca de 200kg.
Com a queda de um corpo celeste na Rússia ferindo mais de mil pessoas, o mundo inteiro começou a se interessar um pouco mais sobre o fenômeno. Muitos não sabiam, mas, no passado, Patos de Minas também já foi alvo de corpos celestes. Dentre os cerca de 55 meteoritos catalogados no Brasil, há dois registrados com o nome da cidade. Um deles pesa cerca de 200kg.

O primeiro foi encontrado em 1925 e foi chamado de Patos de Minas (hexahedrite). Seu peso chegou a 32 kg. Os registros mostram que o segundo meteorito de Patos de Minas entrou no espaço patense na mesma época. Ele foi achado por um agricultor quando trabalhava a terra com o trator na região do Areado.

Dentre os maiores do país, medindo 54 × 33 × 22 cm, o Patos II ou Patos de Minas (octahedrite), como foi chamado, pesa cerca de 200kg. A história conta que, na época, houve um grande burburinho e ele foi levado para o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente, ele se encontra exposto ao lado do maior meteorito do Brasil, o Bendegó, de 5,3 toneladas.

A queda do meteorito não foi observada e não há registro de qualquer dano ou feridos. O Brasil tem cerca de 55 meteoritos reconhecidos pela ciência, apesar de as estatísticas sugerirem a existência de milhares de exemplares espalhados por seu território. Estudiosos também estimam que outras centenas deles são preservadas por particulares.

Com a queda do meteorito na Rússia, pesquisadores de todo o planeta começaram a estudar a entrada de corpos celestes no espaço terrestre. Estima-se que fragmentos do meteorito que caiu possam valer até U$ 2.200,00 por grama do material. E no final da tarde desse domingo (17) foi a vez dos cariocas levarem um susto. Um vídeo publicado na internet mostra um objeto rasgando o céu do Rio de Janeiro. Os maiores veículos de comunicação do país publicaram o vídeo. Ainda não se sabe o que teria sido.

Autor: Farley Rocha

Fonte: http://www.lpi.usra.edu

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Sindicato Rural lança Rodeio Fenamilho com dois carros zero em prêmios e muitas novidades

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais