Patos de Minas tem mais 7 casos confirmados de Covid-19, segundo Prefeitura Municipal

Este foi o maior número já divulgado de uma só vez. Um paciente está em estado grave.

Boletim 20/05/2020.

Reportagem atualizada às 10h02 desta quinta-feira (21)

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta quarta-feira (20) sete casos confirmados de coronavírus na cidade. Este foi o maior número já divulgado de uma só vez. Um paciente está em estado grave.

De acordo com o boletim municipal, Patos de Minas tem agora 27 casos confirmados, sendo que: 3 em recuperação domiciliar, 5 pacientes internados, 18 casos tratados, 1 óbito. Dos casos internados, um paciente está em estado grave, em leito de UTI.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a informação é de que o total de casos suspeitos e de casos descartados serão informados assim que o banco de dados da SES-MG for normalizado.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, a Vigilância em Saúde de Patos de Minas alertou para o aumento de casos positivos de Covid-19 no município nos últimos sete dias. De 13 a 20 de maio, os pacientes com confirmação da doença por exames laboratoriais (PCR e sorológico) aumentaram de 18 para 27. Desse total, cinco estão internados, sendo um deles em unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave.

De acordo com o boletim epidemiológico local, 18 das 27 pessoas confirmadas com coronavírus já foram tratadas, enquanto três se recuperam em casa. A taxa de recuperação aproxima-se de 67%. "É um percentual muito bom, mas não deixamos de estar preocupados com o aumento dos casos positivos. Cada um precisa fazer a sua parte e entender que quem descumpre as medidas contra a disseminação do vírus coloca em risco não só a si mesmo, mas a todos", destaca a gerente de Epidemiologia, Elizaine Bicalho.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, a fiscalização está atuando, orientando e notificando, quando necessário, quem descumpre as medidas de enfrentamento previstas em decretos municipais. "A questão é que, como ainda não podemos aplicar multas, parece que não há fiscalização. Estamos trabalhando para avançar nesse ponto, mas é muito importante que os cidadãos, os comerciantes e prestadores de serviços cumpram a norma não só porque há risco de ser fiscalizado, mas por consciência, porque sem a colaboração popular não teremos o controle da disseminação da doença."

Sobre o total de casos suspeitos, Geize explica: "Diante da inconsistência na base de dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no momento não é possível divulgarmos com precisão o total de notificações e os casos descartados. Assim que normalizar, retornaremos a informar". Da última vez em que houve divulgação desses dados, em 13 de maio, havia 368 notificações suspeitas e 47 casos descartados por exame laboratorial. Até o momento, Patos de Minas contabiliza uma morte por coronavírus, ocorrida em março.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais