Patos de Minas sedia treinamento para o vazio sanitário da soja e do algodão

O treinamento acontecerá em Patos de Minas, região de grande concentração de lavouras da soja e do algodão.

No período de 28 de junho a 1º de julho, profissionais da área de defesa sanitária vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participarão de um treinamento preparatório para fiscalização do Vazio Sanitário da soja e do algodão. O objetivo é fiscalizar 80 propriedades de algodão e 655 de soja em todo o Estado, para verificar se os produtores cumprem a legislação vigente. O treinamento acontecerá em Patos de Minas, região de grande concentração de lavouras da soja e do algodão.

De 1º de julho a 30 de setembro, é proibido o plantio de soja em território mineiro, a não ser nas áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas autorizadas pelo IMA. O objetivo é evitar que o fungo causador da Ferrugem da Soja se multiplique durante o final da entressafra. No período de 90 dias os produtores não poderão manter plantas de soja vivas. Todos os estados produtores de soja e algodão são obrigados a estabelecer o Vazio Sanitário, pois é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já o período do Vazio Sanitário do Algodão acontece de 20 de agosto a 20 de outubro e é uma das medidas fitossanitárias para a prevenção e controle do Bicudo do Algodoeiro (espécie de besouro).

Este é o primeiro ano que vai ocorrer o vazio do algodão. Em setembro de 2009, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), através da resolução nº 1.021 estabeleceu a medida, que entra em vigor no segundo semestre de 2010. A finalidade é proteger a produção de algodão para prevenir possíveis prejuízos ocasionados pela praga. Nesse período também não pode existir nenhuma planta viva de algodão em todo o estado.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o período do Vazio Sanitário é de extrema importância, pois Minas, assim como outros estados, tem se destacado na produção de soja e algodão. “O controle preventivo e o combate às pragas são essenciais para garantir a competitividade desses produtos nos mercados nacional e internacional”, informa.

Além disso, Rodrigues Neto avalia que o Vazio Sanitário é um aliado do produtor, já que visa à prevenção de pragas e possíveis perdas nas lavouras além de uma diminuição do uso de agrotóxicos.

Soja e Algodão

De acordo com dados (referentes a maio de 2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Minas, há 15.619 hectares de área destinada ao cultivo de algodão, com uma produção estimada de 57.456 toneladas. A maior parte da produção do algodão está concentrada nas regiões Norte, Noroeste e Alto Paranaíba.

Quanto à produção de soja, Minas Gerais é um dos maiores produtores nacional, com uma área de 1.020.281 hectares e produção de 2.926.410 milhões de toneladas (dados informados pelo IBGE - maio/2010). As principais regiões produtoras no Estado são Alto Paranaíba, Noroeste, Norte e Triângulo Mineiro.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais