Patos de Minas produz 120 toneladas de lixo por dia e Aterro Sanitário fica próximo do limite

O local possui 40 hectares, mas já está muito perto do fim.

O lixo que sai das residências é coletado em caminhões, duas vezes por semana.

Em uma sociedade cada vez mais consumista, onde quase tudo é descartável, a produção de lixo impressiona e se torna um desafio para os gestores dos recursos públicos. Em Patos de Minas, os cerca de 160 mil habitantes produzem uma média de 120 toneladas de lixo por dia. Uma montanha de descartáveis que vai exigir criatividade da Administração Pública dentro de pouco tempo.

O lixo que sai das residências é coletado em caminhões, duas vezes por semana nos bairros e diariamente no centro da cidade, e levado para o Aterro Sanitário. Não há reaproveitamento de descartáveis, todo o material descartado é coberto por terra e apenas é feita a coleta de chorume e o controle de gás para evitar a contaminação do ar, do solo e de nascentes.

O Aterro Sanitário é a evolução do “Lixão” que ao longo de muitos anos serviu de sustento para muitas famílias.  O local possui 40 hectares, mas já está muito perto do fim. Segundo a empresa que administra a coleta e destinação do lixo em Patos de Minas, o Aterro Sanitário tem somente mais dois anos de vida útil.

Segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o município está ciente do problema e já iniciou um processo de licitação para terceirizar os serviços de coleta e destinação do lixo em Patos de Minas. Uma comissão foi formada para definir o termo de referência para a contratação dos serviços.

Em outra ponta, uma segunda comissão trabalha na realização de estudos para tentar aumentar a vida útil do atual Aterro Sanitário. A expectativa é de que a área existente hoje, após algumas adequações, consiga atender o município por mais quatro anos. Um novo Aterro Sanitário deverá ser disponibilizado antes do esgotamento total do que já existe hoje.

Últimas Notícias

Passaporte da Fenamilho 2026 terá virada de lote neste domingo e valor sobe para R$ 329

Veja mais

Mãe que tentava visitar a filha em trabalho de parto é detida após empurrar porteira de hospital

Veja mais

Homens rompem tornozeleiras eletrônicas e as abandonam em jardim no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Vídeo mostra ladrão invadindo Igreja Matriz de João Pinheiro e levando o dinheiro das ofertas; veja

Veja mais

Últimos ingressos disponíveis para o show da banda Roupa Nova em Patos de Minas

Veja mais

Ampliação da Escola Frei Leopoldo é inaugurada e instituição passa a atender mais de 600 alunos

Veja mais