Patos de Minas perdeu mais de 3.900 procedimentos de saúde no mês de junho

O balanço apresentado na Câmara Municipal preocupa.


O balanço apresentado na Câmara Municipal mostra que só no mês de junho 3.900 procedimentos de saúde deixaram de ser realizados.
Pacientes que não comparecem às consultas, exames esquecidos nos laboratórios, cirurgias desmarcadas de última hora. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelo serviço de saúde em Patos de Minas. Só no mês de junho mais de 3.900 procedimentos de saúde deixaram de ser realizados no município. O balanço apresentado na Câmara Municipal preocupa.

De 36 mil procedimentos marcados para serem realizados no mês de junho, cerca de 3.900 deixaram de ser realizados. O índice de perda dos procedimentos de saúde chega a quase 12% em alguns casos. O levantamento realizado no ano passado mostra que o município perdeu cerca de R$ 53 mil só com exames que foram realizados e que não foram utilizados em 2012.

O vereador Lázaro Borges, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, se mostrou preocupado com a situação. Ele disse que vem buscando mecanismos para tentar minimizar as perdas com procedimentos de saúde que não são realizados. A solução do problema, no entanto, depende de diferentes fatores.

A conscientização e qualificação dos profissionais de saúde é um dos pontos apontados pelo parlamentar. Uma gestão eficiente, com um controle mais rigoroso dos gastos pode contribuir para amenizar o problema. A demora no atendimento, por exemplo, exige um contato constante com o paciente. O que ocorre muitas vezes é que quando o serviço de saúde consegue agendar o atendimento, o paciente já fez o tratamento particular.

Outro ponto a ser analisado, segundo o vereador, é a conscientização dos pacientes que muitas vezes não dão valor ao tratamento. Muitos procedimentos agendados não são realizados, simplesmente, por que o paciente não aparece.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

PM Rodoviária e PRF intensificam fiscalização nas rodovias até o feriado de Tiradentes

Veja mais

Homem proibido de se aproximar é preso ao se sentar em mesa de bar perto da ex

Veja mais

Senhor de 63 anos despista vendedora, furta Iphone, mas acaba preso após rastreamento

Veja mais

Gabriel Azevedo propõe a criação de governos regionais e Patos de Minas como capital do Alto Paranaíba

Veja mais

Caravana Fenamilho chega ao Deck 34 neste sábado com sorteios de passaportes e muita animação

Veja mais

Laboratório do UNIPAM inicia processo para certificação internacional de qualidade

Veja mais