Patos de Minas já tem mais de 600 ocorrências envolvendo adolescentes este ano
A criminalidade infantojuvel alcança números preocupantes.
Em Patos de Minas a Polícia Militar registrou 610 ocorrências envolvendo menores de 18 anos no período de 1º de janeiro a 21 de agosto deste ano. O Centro de Internação Provisória do Adolescente autor de ato infracional, que tem apenas 16 vagas, já está com mais de 30 adolescentes internados e muitos outros cumprem penas alternativas.
Envolvimento com o tráfico de drogas, roubos, homicídio e tentativa de homicídio são os crimes mais comuns entre os adolescentes que já sofreram condenações. A maioria dos adolescentes infratores está no bairro Jardim Esperança e muitos deles são reincidentes. Cerca de 20% dos adolescentes penalizados voltam a cometer atos infracionais.
Esses números fazem parte de um levantamento realizado pela Polícia Militar e pelo Centro de Internação Provisória do Adolescente Autor de Ato Infracional e vão servir de base para adoção de medidas em prol da redução da criminalidade infantojuvenil em Patos de Minas. Um grupo de trabalho envolvendo representantes dos três poderes, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e entidades assistenciais trabalha em busca de alternativas para amenizar o problema.
Autor: Maurício Rocha