Patos de Minas já tem mais de 30 casos de dengue suspeitos e situação preocupa

Os bairros localizados nas imediações da Lagoa Grande são os que mais preocupam.


Secretária Municipal de Saúde, Janaína Souza.

Patos de Minas pode ter uma nova epidemia de dengue este ano. A cidade registra um alto índice de infestação do mosquito aeds aegipty e os casos suspeitos da doença já começaram a aparecer. A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal de Combate à Dengue intensificam as ações, mas o trabalho não surtirá efeito se não tiver a participação efetiva da população.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Janaína Souza, mais de 50% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão em casas habitadas. São vasos de plantas, bebedouros de animais e outros materiais que acumulam água, largados nos fundos dos quintais. Os bairros localizados nas imediações da Lagoa Grande  são os que mais preocupam.

Os primeiros casos suspeitos de Dengue registrados este ano em Patos de Minas vêm dos bairros Cristo Redentor, Jardim Paulistano e Vila Rosa. São 32 notificações de pacientes que procuraram o serviço de saúde com os sintomas da doença. As amostras foram encaminhadas para exame para constatar se os casos são mesmo de Dengue.

Para evitar uma nova epidemia, como ocorreu no ano passado quando foram registrados mais de 2 mil casos na cidade, os profissionais do Programa de combate a Dengue intensificam as ações. Nos bairros onde o risco é maior, eles estão entrando de casa em casa e aplicando fumacê dentro dos imóveis.

A Secretaria Municipal de Saúde também pretende repetir a campanha do ano passado de sortear prêmios entre as pessoas que mantêm seus imóveis livres do mosquito da dengue. Estes moradores deverão receber cupons para concorrer aos brindes.

Todo este trabalho, no entanto, só deverá surtir efeito se tiver a participação da população. A Secretaria Municipal de Saúde está convocando toda a população para combater os focos do mosquito. “Se cada um fizer a sua parte nós vamos conseguir controlar esta doença”, conclui a secretária.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais