Patos de Minas e Patrocínio serão pioneiras em inovação em negócios comandados por mulheres

As primeiras cidades a receber a iniciativa são Patos de Minas e Patrocínio, na Regional Noroeste e Alto Paranaíba.

O Sebrae Minas lançou um programa pioneiro no país para fortalecer o empreendedorismo feminino: o Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade voltado, exclusivamente, para empresas comandadas por mulheres. As primeiras cidades a receber a iniciativa são Patos de Minas e Patrocínio, na Regional Noroeste e Alto Paranaíba.

O ALI é uma ação já consolidada do Sebrae que ajuda micro e pequenas empresas a crescerem com base em soluções inovadoras aplicadas aos processos, produtos e serviços. Pela primeira vez, o projeto será dedicado totalmente às mulheres, oferecendo acompanhamento especializado para tornar os negócios mais produtivos, competitivos e preparados para a transformação digital.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a novidade reforça a força feminina no mercado. “O empreendedorismo feminino é muito forte na região e o ALI Produtividade voltado exclusivamente para elas vai contribuir para destacar ainda mais o protagonismo das mulheres na gestão de seus negócios”, destacou.

A empreendedora Zuleika Souza dos Passos, de Serra do Salitre, é uma das beneficiadas e acredita que o programa será essencial para organizar a rotina e dar mais fôlego ao crescimento de suas empresas. “Nessa rotina intensa, só apago incêndios e não consigo planejar nada. Com o programa, pretendo organizar melhor as tarefas, delegar funções e ter tempo para pensar como gestora. Acredito que a agente local de inovação vai me ajudar a colocar ideias em prática e transformar a correria em crescimento”, afirmou.

Como funciona o programa

O ALI Produtividade oferece diagnóstico gratuito e personalizado do negócio, identificando gargalos e oportunidades de melhoria. Durante seis meses, as empresárias recebem o apoio de um agente de inovação dentro da própria empresa para testar e implementar soluções rápidas e de alto impacto.

Além dessa novidade, o Sebrae Minas já desenvolve outras ações voltadas para mulheres, como o Sebrae Delas, que capacitou mais de 40 mil empreendedoras em todo o estado, e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que reconhece trajetórias inspiradoras e casos de superação.

Em 2025, Patrocínio e Patos de Minas já vinham se destacando em atividades para fortalecer o público feminino. Em junho, cerca de 30 empreendedoras de Patrocínio participaram do Coopacredi Delas, com workshops em parceria com o Sicoob Coopacredi. Já em Patos, o evento “O Negócio é Delas”, realizado no último dia 20 de agosto, reuniu cerca de 50 mulheres empresárias, promovendo aprendizado, conexões e fortalecimento do setor.

O programa ALI Produtividade exclusivo para mulheres marca um passo importante na valorização e no protagonismo das empreendedoras da região.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais