Patos de Minas confirma primeiro caso de dengue sorotipo 3 e acende alerta para a população

O diagnóstico foi confirmado por exame laboratorial e representa também o segundo caso identificado em toda a macrorregião.

A Prefeitura de Patos de Minas informou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira (10), o primeiro caso de dengue do sorotipo 3 (DENV-3) registrado no município. O diagnóstico foi confirmado por exame laboratorial e representa também o segundo caso identificado em toda a macrorregião.

Segundo a nota divulgada, a paciente é uma mulher com idade entre 70 e 80 anos. Ela não possui histórico recente de viagem para fora da cidade, o que indica provável circulação local do vírus. Diante da confirmação, equipes da Vigilância em Saúde realizaram ações imediatas de bloqueio vetorial na região onde a paciente reside, com o objetivo de reduzir a circulação do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas adotadas estão a aplicação de inseticida com bombas costais em residências e imóveis da área delimitada e a aplicação de UBV pesado, conhecido como fumacê, nas vias próximas ao local onde o caso foi identificado.

A Secretaria de Saúde informou que quando um novo sorotipo passa a circular em determinada região, parte significativa da população pode não possuir imunidade contra ele, o que pode favorecer o aumento do número de casos. Além disso, pessoas que já tiveram dengue anteriormente podem apresentar maior risco de desenvolver formas mais graves da doença caso sejam infectadas por um sorotipo diferente. O vírus da dengue possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Todos podem causar a doença, porém apresentam características epidemiológicas distintas.

Com a identificação do novo sorotipo circulando no município, a Secretaria Municipal de Saúde informou que irá intensificar as ações de vigilância epidemiológica e controle vetorial. Entre as medidas previstas estão a ampliação da investigação laboratorial de casos suspeitos, o monitoramento dos sorotipos circulantes, reforço das ações de eliminação de criadouros do mosquito e intensificação das ações de bloqueio vetorial em áreas onde forem confirmados novos casos.

Procure atendimento ao apresentar sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que pessoas com sintomas compatíveis com dengue procurem imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. As Unidades de Saúde da Família (USF) realizam atendimento sem agendamento no período da manhã.

Entre os principais sinais e sintomas da doença estão febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas na pele e mal-estar.

“A principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de água parada, impedindo a proliferação do mosquito Aedes Aegypt. Por isso o cuidado e colaboração dos moradores são primordiais”, concluiu a nota.

Últimas Notícias

Nasceu de novo: veículo desce ribanceira de quase 200 metros na MGC 354 e motorista sobrevive

Veja mais

Assembleia do Republicanos confirma candidaturas de Lud Falcão e Coronel Azevedo; partido ainda aguarda anúncio de Cleitinho

Veja mais

Ford Moderna é inaugurada em Patos de Minas e marca o retorno da marca com uma noite histórica

Veja mais

Homem acaba preso após ameaçar a ex-companheira em audiência no Fórum de São Gotardo

Veja mais

Veículos vão parar na ribanceira em dois acidentes seguidos na entrada do bairro Campos Elísios

Veja mais

Vendaval com chuva inesperada causa estragos e acidentes em Patos de Minas

Veja mais