Patos de Minas completa hoje 156 anos de emancipação política e administrativa

Foi nesse dia que o então distrito de Santo Antônio dos Patos, que pertencia a Patrocínio, foi emancipado político e administrativamente.

Os patenses adotaram como hábito a comemoração do aniversário de Patos de Minas no dia 24 de maio, mas para alguns historiadores, a data mais importante a se comemorar é o 29 de fevereiro. Foi nesse dia que o então distrito de Santo Antônio dos Patos, que pertencia a Patrocínio, foi emancipado político e administrativamente.

A emancipação de Patos de Minas ocorreu no dia 29 de fevereiro de 1868, quando o então distrito de Santo Antônio dos Patos teve reconhecida a sua emancipação político-administrativa, tornando-se Vila. A Câmara de vereadores e a cadeia foram instaladas para atender a exigência da Província de Minas Gerais para que o distrito se tornasse independente e primeira eleição aconteceu no dia 8 de dezembro de 1867.

Os primeiros sete vereadores eleitos da então Vila foram o Major Jerônimo Dias Maciel, Antônio Correia da Silva, José Pereira Guimarães, Manoel José da Motta, Antônio José Coelho e José Alves Pinto. Consequentemente, o primeiro agente executivo foi Major Jerônimo Dias Maciel, por ter sido o vereador mais votado, acumulando o cargo que não época era equivalente ao de prefeito.

A posse aconteceu no dia 29 de fevereiro de 1868, marcando definitivamente a independência da Vila de Santo Antônio dos Patos, que mais tarde passou a se chamar Patos de Minas. Como a data só acontece em ano bissexto, por tanto de quatro em quatro anos, e talvez por isso, se convencionou a comemorar o aniversário da cidade em 24 de maio, data em que a então Vila foi elevada a condição de cidade.

Para alguns historiadores, no entanto, o momento mais importante da história de Patos de Minas ocorreu no dia 29 de fevereiro de 1868, quando a cidade teve a sua emancipação política e administrativa. Independente, o município ficou livre para crescer e se desenvolver. Hoje, Patos de Minas é a maior cidade do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, com 160 mil habitantes, e se tornou polo na saúde, educação e na realização de negócios.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais